PRÊMIO TOP BLOG 2013

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Para quem quer parar de fumar!

     Uma pesquisa publicada no British Medical Journal (BMJ) agora em julho, mostrou que as pessoas engordam em média 10kg após para de fumar, no período de um ano.
     Apesar do ganho de peso acontecer, os pesquisadores mostraram que, os benefícios com a parada de fumar supera o ganho de peso. Portanto, vale a pena, e muito, parar de fumar!
     Outras pesquisa mostram que o cigarro é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, tanto para homem como para mulher. Estes estudos mostram que 20 cigarros por dia aumentam a  incidência de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) 3x em homens e 6x em mulheres, em relação aos não fumantes. Além disso, o risco aumenta de acordo com o número de cigarros. A boa notícia é que o risco de placa aterosclerótica é reversível com a abolição do cigarro, o que aumenta a sobrevida e reduz a taxa de reinfarto. Sendo assim, vale a pena começar a pensar em abolir o cigarro.   

Recomendo para quem desja parar de fumar, mas tem medo de engordar.... Procure um nutricionista que te ajudará neste processo, pois ao mesmo tempo que você cessa o cigarro, a alimentação adequada e equilibrada te ajuda a não engordar!


      Pense nisso!

           Grande abraço

                  Viviane

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Anvisa alerta para risco de consumo de suplemento alimentar

Publicação do site da ANVISA    
por Danilo Molina - Imprensa/Anvisa

     O consumo de alguns suplementos alimentares, como Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros, pode causar graves danos à saúde das pessoas. É o que alerta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em informe, publicado nesta terça-feira (10/7).
     De acordo com o alerta da Agência, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico. Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.
     “O forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para uso indiscriminado dessas substâncias por pessoas que desconhecem o verdadeiro risco envolvido”, afirma o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares. O alerta da Anvisa ressalta, ainda, que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à Agência e são comercializados irregularmente em nosso país.
     Segundo o diretor da Anvisa, são produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança. “Esses suplementos contém substâncias proibidas para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping”, explica Álvares.

DMAA
     Recentemente, a Organização Mundial de Saúde, por meio da Rede de Autoridades em Inocuidade de Alimentos, alertou que vários países têm identificado efeitos adversos associados ao consumo da substância dimethylamylamine (DMAA), presente em alguns suplementos alimentares. O DMAA é um estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e como droga de abuso.
      Essa substância, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte. Alguns países já proibiram a comercialização de produtos que contém DMAA, como Austrália e Nova Zelândia.
     “O DMAA tem sido adicionado indiscriminadamente aos suplementos alimentares, apesar de não existir estudos conclusivos sobre a sua dose segura”, afirma Álvares. No Brasil, o comércio de suplementos alimentares com DMAA também é proibido.
     Na última terça-feira (3/7), a Anvisa incluiu o DMAA na lista de substâncias proscritas no país, fato que impede a importação dos suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. Entre os suplementos alimentares que possuem DMAA estão: Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros.

Importados
     A regulamentação sanitária brasileira permite que pessoas físicas importem suplementos alimentares para consumo próprio, mesmo que esses produtos não estejam regularizados na Anvisa. Entretanto, esses suplementos não podem ser importados com finalidade de revenda ou comércio ou conter substâncias sujeitas a controle especial ou proscritas no país, como é o caso do DMAA.
     Cada país controla esses produtos de maneira específica e, em muitos casos, não são realizadas avaliações de segurança, qualidade ou eficácia antes da entrada desses suplementos no mercado. “Os consumidores devem estar atentos e checar se esses suplementos foram avaliados por autoridades sanitárias do país de origem e se não foram submetidos ao processo de recolhimento”, orienta o diretor da Anvisa.

Brasil
     No Brasil, alimentos apresentados em formatos farmacêuticos (cápsulas, tabletes ou outros formatos destinados a serem ingeridos em dose) só podem ser comercializados depois de avaliados quanto à segurança de uso, quando se considera eventuais efeitos adversos já relatados. Além disso, precisam ser registrados junto à Anvisa antes de serem comercializados.
     De acordo com o diretor da Anvisa, produtos conhecidos popularmente como suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas. “Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo”, alerta Álvares.

Dicas para identificar suplementos que não estão regularizados no Brasil

- Promessas milagrosas e de ação rápida, como “Perca 5 kg em 1 semana!”;
- Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite, melhora da pele etc.
- Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites, emagrecimento, etc.
- Uso de imagens e ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas;
- Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira;
- Uso de fotos de pessoas hiper-musculosas ou que façam alusão à perda de peso;
- Uso de panfletos e folderes para divulgar as alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização;
- Comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor

Recomendações aos consumidores

Se você usa ou tem intenção de usar “suplementos alimentares”, a Anvisa recomenda:
- Solicite auxílio de seu nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados junto à Anvisa;
- Desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”! Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável;
- Consumidores que adquiriram produtos que contém DMAA na composição devem buscar orientação junto à autoridade sanitária local sobre a destinação adequada dos mesmos;
- Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Anvisa: 0800 642 9782

Meus comentários
     Acho importante colocar esta matéria na íntegra no blog para divulgar a importância de informação. Sempre digo que não sou contra a suplementação, ela existe para ajudar, mas nestes exemplos acima, será que isto é uma ajuda ou um risco???
     Precisamos informar e conscientizar nosso paciente de que milagre não existe. É uma pena, pois se fosse tão simples emagrecer ou ficar "tanquinho", não existiria tantos obesos sofrendo com as consequências do excesso de peso e com a dificuldade de emagrecer.
    Aproveito esta notícia para um apelo aos nutricionistas: Precisamos forças e persitência no trabalho do aconselhamento nutricional. Acreditem no seu potencial para realizar um trabalho sério e eficaz, sem recorrer às alternativas da moda.
   Meu apelo ao público, se amem...sim, é muito importante, mas com limites. Pensem nas consequências que qualquer ato pode apresentar. A utilização de suplementos sem a devida orientação de um profissional qualificado é a mesma coisa que auto medicação, tão divulgada para alertar os riscos desta atitude!!!

     Grande abraço a todos!!! Se cuidem....

                Viviane  

sábado, 7 de julho de 2012

Prêmio TOP BLOG 2012

Mais um ano.......

A votação da premiação do TOP BLOG inicia-se no próximo sábado, dia 14 de julho!!!

Conto mais uma vez com o voto de todos que acompanham o blog!!!

Muito obrigada!

Abraço

Viviane

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fim de semana....

"Hoje é sexta feira, dia de......" Já dizia uma música.....
Muitos esperam o fim de semana para compensar tudo o que foi restringido durante a semana...será que funciona???
Isso acontece com a grande maioria que está em "DIETA". Passa longe de qualquer guloseima durante a semana e se permite iniciar o consumo de delícias já na sexta feira a noite, e quando parar????Só na segunda de novo.... Isso acaba se tornando um ciclo vicioso, e a pessoa não consegue emagrecer.
Existe aí duas situações:
- paciente chega no consultório com as seguintes queixas: "não consigo emagrecer, meu metabolismo é lento". Muitas vezes o que observo é uma semana bem controlada, onde as vezes o paciente até emagrece, porém o abuso no final de semana faz com o peso perdido seja recuperado no sábado e domingo. neste caso não é o metabolismo lento, e sim a pessoa se encontra no "efeito iô iô" durante o tratamento para redução de peso!
- paciente não consegue emagrecer, diz que faz tudo certinho, mas só ganha peso. Neste caso pode acontecer da pessoa até controlar as guloseimas da semana, mas no final de semana o excesso é tanto que além de não conseguir emagrecer, ela ganho peso.
Como podemos contornar esta situação?
Algumas dicas:
a) Evite ao máximo iniciar qualquer evento/festa com fome. Tenha sempre realizado uma refeição rica em fibras e proteínas que são alimentos com absorção mais lenta, evitanto a rápida sensação de fome.


b) Tenha sempre em mãos castanhas e amêndoas que ajudam muito no tempo de saciedade.

c) Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar na refeição anterior ao evento, pois o açúcar tem rápida absorção, fazendo com que você tenha fome mais cedo.

d)Opções de petiscos: dê preferência aos salgadinhos assados como esfihas e enroladinhos, do que frituras e croissants, queijos, picles.

e) Prefira as bebidas que não contenha açúcar de adição.

f) Consumo de bebida alcoólica: dê goles pequenos e intercale o consumo com água, pois desta maneira você consegue participar do social, porém também conseguirá beber menos, além de ajudar no processo de hidratação, reduzindo os inconvenientes do consumo do álcool.

g) Mantenha-se sempre longe da mesa dos lanches, pois desta maneira evita que você pegue algo sem perceber, por estar conversando.

Precisamos curtir nosso fim de semana, mas lembre-se, manter uma alimentação equilibrada, inclui também o fim de semana, portanto...EQUILÍBRIO SEMPRE!!!

Grande abraço, bom fim de semana para todos!
Viviane