PRÊMIO TOP BLOG 2013

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dia Nacional de Controle do Colesterol

Hoje é dia de lembrar que o Colesterol deve ser controlado todos os dias


       Controlar o diabetes não significa controlar apenas a glicose. É necessário também o controle dos chamados Fatores de Risco Cardiovascular como, Colesterol elevado, Pressão Alta, Obesidade, Vida Sedentária, Stress, Tabagismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas. O diabetes por si é também um fator de risco cardiovascular e um pouco mais que isso, quem é portador de diabetes possui um risco cardiovascular equivalente a uma pessoa que já teve um infarto.
       Dessa forma os fatores de risco cardiovascular devem ser rigidamente controlados em portadores de diabetes para evitar especialmente infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame cerebral).
       Hoje, dia 08 de agosto é o “Dia Nacional de Controle do Colesterol” e a data deve ser aproveitada para lembrar que o Colesterol no sangue deve ser controlado como forma de evitar as doenças cardiovasculares que são as principais causas de mortes e invalidez na atualidade em diabéticos e não diabéticos.
       O controle do Colesterol requer o uso de alimentação saudável, atividade física regular e quando isso não for suficiente, usar um medicamento que reduza o valor no sangue do Colesterol. Numerosos estudos científicos mostram o grande beneficio desses medicamentos, conhecidos com o nome de estatinas.
      Como dito anteriormente, quem é portador de diabetes, possui um risco cardiovascular igual a uma pessoa que já teve um infarto do miocárdio, necessitando fazer uso de Estatina. A melhor estatina e a dose, é recomendada pelo médico, porém é extremamente importante que a estatina seja ser usada de forma contínua, mesmo que os valores de Colesterol no sangue atinjam valores considerados ótimos.

Há três tipos de Colesterol no sangue: Colesterol Total, Colesterol HDL e Colesterol LDL.
Para portadores de diabetes em uso de estatinas os valores considerados ótimos são:
Colesterol total – menor que 200 mg/dl

Colesterol LDL - menor que 100 mg/dl. Em presença no entanto de doença do coração pode ser necessário um valor mais baixo de Colesterol LDL – menor que 70 mg/dl e até menor que 50 mg/dl

Colesterol HDL – maior que 40 mg/dl em homens e maior que 50 mg/dl em mulheres. O Colesterol HDL é considerado o Colesterol BOM, pois protege o coração e o cérebro.

Conclusões Importantes:
1. Colesterol elevado no sangue é causa de doença cardiovascular em diabéticos e não diabéticos e deve ser controlado.
2. Portadores de diabetes possuem um risco cardiovascular equivalente ao de uma pessoa que já teve um infarto e devem sob orientação médica, usar uma Estatina; um medicamento para reduzir o Colesterol no sangue.
3. O uso da Estatina não pode ser interrompido.
4. Além do controle da glicose e do colesterol é necessário também controlar os outros fatores de risco: Pressão Alta, Obesidade, Stress, Tabagismo e Excessivo consumo de bebidas alcoólicas.
5. Um exame cardiológico deve ser realizado anualmente ou mais vezes quanto necessário.

Esta matéria foi publicada no sie d Sociedade Brasileira de Diabetes. Apoio os comentários e em especial a primeira frase: "Hoje é dia de lembrar que o Colesterol deve ser controlado todos os dias". Concordo plenamente, e sempre digo que quem tem diabetes ou qualquer alteração de colesterol, deve seguir uma alimentação que na verdade é recomendada para todos as pessoas, independente do diagnóstico, e não pensar que deve seguir uma alimentação restrita e monótona!!!
Vamos cuidar do nosso coração!!!!
Grande abraço!
Viviane




Nenhum comentário:

Postar um comentário