Depois de muito tempo sem escrever, estou voltando às atividades!
Escrevo hoje sobre um assunto que gera muitas dúvidas, além de ansiedade e preocupação das mães.
Vários são os questionamentos, como por exemplo:
O que colocar na lancheira do filho?
Meu filho não come nada na escola...
Vou colocar algumas dicas.....
- Devemos pensar que o lanche da escola tem a função de repor as energias, além de claro....momento de descanso e sociabilização!
- Acho super interessante a participação da criança na elaboração da lancheira, desde a compra!
- Para as crianças que estão acima do peso, não é o momento de restringir totalmente as guloseimas, pois as crianças trocam os lanches, e pior....pode acontecer de a criança passar a comer escondido. As vezes vale a pena, controlar o número de vezes na semana, do que restrição total!
- Para as crianças menores, até 3 ou 4 anos anos, é comum comerem todo o lanche de um dia, e no outro dia nada. Mães, não se desesperem. Vocês têm as outras refeições para acompanhar a alimentação de seu filho! Nesta idade, qualquer mudança interfere no apetite da criança. Por exemplo: a criança só toma leite manhã, chega um dia que ela resolve comer pão, enfim, come além do leite...pode acontecer de não ter tanta fome no horário lanche... O importante é acompahar a alimentação em todas as refeições do dia!
Vou colocar algumas dicas de o ue colocar na lancheira.
O lanche deve ser composto de um alimento de cada grupo para ficar completo e equilibrado nutricionalmente.
• Carboidrato: pão, torrada, biscoito ou cereais como aveia, granola, musli.
• Proteína: queijo, peito de peru, margarina, requeijão.
• Proteína ou 1 Vitaminas e minerais: leite, iogurte, coalhada ou fruta ou suco.
Espero que as dicas ajudem!!!
Boas aulas!!!
Viviane
Doutora, e lanches para uma criança de 14 anos, pouco acima do peso que detesta lanches frios? Obrigado!
ResponderExcluirOlá Isabel! Pois é, com 14 anos já é dificil querer levar lanche, ainda com restrição alimentar...mais difícil. Acredito que este adolescente estuda de manhã, portanto se conseguir tomar um café da manhã com todos os grupos alimentares, já é ótimo. No intervalo da escola, fica suficiente tomar um suco com uma barra de cereal, ou até mesmo um iogurte ou vitamina. E com certeza, realizar um bom almoço também. Muitas crianças não conseguem fazer um bom lanche na escola, muitas acham que é "perder tempo", então os pais devem dar atenção ás refeições feitas em casa, de maneira que esta ausência de lanche seja compensada, ok?
ResponderExcluirBoa sorte Isabel!
Obrigada por acompanhar o blog!
Abraço
Viviane