Fibra aliada ao ômega 3 protege corpo contra câncer de cólon, destaca estudo
Colocar fibras e ômega 3 na dieta ajuda a proteger o corpo contra o câncer de cólon. É o que destaca estudo realizado na Texas A&M University. Mas se a fibra for aliada a outro tipo de gordura, como a de óleos vegetais, o efeito anticancerígeno diminui.
Robert Chapkin, autor da pesquisa, e sua equipe coordenaram o estudo feito em ratos e usaram ômega 3 e butirato, composto que se forma quando a fibra solúvel é quebrada no cólon. Os ratos alimentados com esses dois compostos reduziram a formação de tumor no cólon.
Já, os animais que tiveram dieta na base de fibras e óleo de milho tiveram aumento no surgimento da doença. O estudo identificou que o butirato e o ômega 3 matam células não saudáveis ou danificadas no cólon, o que é bom, pois se elas ficam na região podem se tornar cancerígenas.
O estudo, entretanto, ainda não certificou se ingerir esses dois alimentos juntos tem os mesmos efeitos nos seres humanos que os encontrados nos ratos.
Consumo indicado
Chapkin sugere que cada indivíduo consuma cerca de 3 gramas de ômega 3 diariamente. A substância pode ser encontrada em peixes magros, como salmão e sardinha, além de suplementos.
Matéria publicada: Do UOL Ciência e Saúde
Meus cometários:
Coloco esta matéria, não apenas pensando em indicar o consumo do ômega 3 associado às fibras. Mas sim para mostrar que mais uma vez, o consumo de alimentos saudáveis, da gordura saudável, pode fazer bem para nossa saúde.
Outra questão que levanto é com relação a quantidade. Não é para sair por aí comendo peixe todo dia e em grande quantidade, pois apesar conter uma gordura saudável, contém também calorias, o que pode engordar, além de pode aumentar os níveis de lipídeos sanguíneos, sem contar com o cuidado com o modo de preparo = peixe frito...não vale!!!
Portanto, vale a indicação correta para cada caso.
Muito obrigada!!!
Agradeço todos que estão votando no blog!!!
Grade abraço...
Viviane
Nenhum comentário:
Postar um comentário