terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial! Aproveitem algumas matérias do blog com dicas sobre o sódio... o grande vilão da hipertensão arterial.

Acho a hipertensão uma doença silenciosa, pois nem sempre você sabe que sua pressão está elevada! E as consequências de um controle ruim são: problemas coração, derrame, insuficiência renal.

Outras atitutides importantes para o combate são: manter o peso ideal, praticar atividdade física programada, manter alimentação saudável e equilibrada.

O sal é um conservante, portanto, não está presente apenas nos alimentos salgados... Então atenção para todos os alimentos industrializados, como doces, bebidas, entre outros!

Se cuidem!!!

Grande abraço!

Viviane

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comer batata???

Um estudo mostrou que servir uma refeição com batata (exceto frita) para crianças pode estimular um consumo maior de vegetais. Este estudo analisou 11.500 crianças entre 5 e 18 anos através de dados do National Health and Nutrition Examination Survey 2001-2008. Crianças que consomem batatas têm dietas mais ricas em nutrientes, em geral, e na verdade comem mais de outros vegetais", diz Adam Drewnowski, autor da pesquisa. Segundo ele, não houve diferenças na prevalência de sobrepeso ou obesidade entre crianças que consumiram ou não batata. Meus comentários Coitadinha da batata...sempre rejeitada por quem quer emagrecer! Eu como uma apreciadora de batata, risos, recomendo sim seu consumo para quem gosta e mesmo para quem quer emagrecer. A batata é rica em nutrientes (vitaminas e minerais), é saborosa e pertence ao grupo dos carboidratos, portanto a dica é... saber a quantidade adequada para ser consumida. Quando você optar pela batata, deve evitar o arroz na mesma refeição. Escolha apenas um carboidrato por refeição. Sempre digo que um problema do carboidrato é o seu preparo e acompanhamento!!! Imagine a batata sautté com molho branco... a batata frita...enfim, já deu para perceber, certo? É como o macarrão. Será que o problema não está na escolha dos molhos??? A batata crua contém o amido resistente que é uma forma de amido resultante da degradação do amido não absorvido pelo intestino delgado. Assemelha-se assim às fibras insolúveis, portanto, é capaz de ajudar o funcionamento intestinal e no maior tempo de saciedade. Mas ninguém come batata crua! Alguns estudos mostram que o cozimento reduz este amido resistente, perdendo estas propriedades. Porém, o resfriamento foi capaz de aumentar em a quantidade de amido resistente. Então aí vai uma dica: cozinhe a batata no dia anterior ao consumo. Armazene em geladeira até seu consumo, e ao invés de aquecer novamente, consuma como salada! A batata temperada com azeite de oliva e orégano é uma delícia. Uma batata média tem aproximadamente 110 calorias por porção, o que é a mesma coisa que quatro colheres (de sopa) de arroz. Para que pratica atividade física, a batata é uma ótima fonte de energia! Bom, espero que as informações sejam úteis!!! Grande abraço! Viviane

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Teste sua Alimentação

A Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) relaciona-se, na estrutura orgânica do Ministério da Saúde, ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde . Tem como principal missão implementar ações de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) com vistas a garantia de condições de saúde adequadas à população brasileira.

Abaixo coloco um link com um teste para avaliar sua alimentação. Vale a pena fazer....

http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php


Grande beijo

Viviane

Saúde e indústria assinam acordo para reduzir teor de sódio em alimentos

Ontem, dia 07/04 foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, e foi neste dia também que o governo federal e as indústrias de alimentos processados firmam um acordo para redução gradual de sódio em 16 categorias de produtos. O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. Massas instantâneas - a quantidade fica limitada a 1.920,7 miligramas (ou 1,9 grama), até 2012. Isso representa uma diminuição anual de 30%. Pães de forma - o acordo prevê redução do teor máximo de sódio para 645 miligramas, até 2012, e para 522 miligramas, até 2014. Bisnaginhas - o limite será de 531 e 430 miligramas, nas mesmas datas que o pão de forma. Essas metas estabelecidas correspondem a uma redução de 10% ao ano. Está previsto, também, o estabelecimento de metas, ainda em julho deste ano, para o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, os salgadinhos de milho e as batatas fritas. Até o fim de 2011, será a vez dos biscoitos (cream cracker, recheados e maisena), embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, empanados, lingüiça, salame e mortadela), caldos e temperos, margarinas vegetais, maioneses, derivados de cereais, laticínios (bebidas lácteas, queijos e requeijão) e refeições prontas (pizza, lasanha, papa infantil salgada e sopas). Segundo dados da Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) 2002/03, o consumo individual de sal, apenas nos domicílios brasileiros, foi de 9,6 gramas diários, o que representa quase o do dobro do recomendado pela OMS, que é de 5g por dia.
Este é um bom começo para melhorar a qualidadedos alimentos processados. O ideal seria com certeza uma alimentação mais natural possível, ou seja, sem consumir alimentos processados. Mas vamos ser realistas que hoje em dia isso fica um pouco difícil. Acho que este não é o único passo a ser tomado para que a população tenha hábitos saudáveis, porém é um começo de uma longa caminhada de conscientização de uma alimentação habitual saudável.

APOIO ESTA IDEIA!!! Grande beijo

Viviane

sexta-feira, 1 de abril de 2011

DIA NACIONAL DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

Hojé é comemorado o dia da Saúde e Nutrição. Como as diversas comemorações, todo dia é dia de pensar em nossa saúde, mas determinar uma data, não deixa de ser mais uma oportunidade para se plantar uma sementinha e divulgar o assunto NUTRIÇÃO!


Vou colocar os DEZ passos para uma Alimentação Saudável - Ministério da Saúde


1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.


Bom, este é o começo!!!

Grande abraço e muita saúde!

Viviane