quinta-feira, 30 de abril de 2009

QUINOA

Quem já ouvir falar sobre quinua??? Pois é, é um cereal bem interessante, originária da região dos Andes. É considerada um alimento completo pela FAO (Org das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por reunir vantagens tanto de cultivo como de nutrientes.
As proteínas de que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes. Pode fazer alguns deles a partir de outros aminoácidos, mas existem aminoácidos que não podem ser fabricados pelo corpo e que devem fazer parte da sua alimentação. Estes são chamados aminoácidos essenciais. A quinoa contém vários dos aminoácidos essenciais (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano,Valina e Arginina).
Além dos aminoácidos, contém também minerais como zinco, vitamina D e E, além das fibras e ômega 3.
Também tem a vantagem de não conter gluten, o que a torna indicada para portadores de doença celíaca.
Outras considerações:
- capaz de regular intestino;
- tem ação cicatrizante e anti inflamatória;
- capaz de promover saciedade por mais tempo, contribuindo para sentir menos fome, consequentemente, colabora no emagrecimento.

Contém 347 kcal por 100g de quinoa.

É possível encontrar para comprar em mercado, lojas de produtos naturais. EXiste um site www.quinuareal.com.br, onde você encontrará mais informações sobre a quinoa, além de saber onde comprar e outros produtos, como macarrão, farinha, barrinha. No site também tem receitas!

Concluindo, é mais uma opção para que deseja redução de peso, saúde e boa qualidade de alimentação! Aproveitem...

Beijos

Bate papo MSN

Eu quero agradecer todos que participaram do bate papo!
Foi muito bacana e produtivo!
Aguardem o próximo!!!

Beijos

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Novidade!

Estarei promovendo bate papo (via msn) uma vez por mês!

O primeiro acontecerá dia 29 de abril às 17:30h até 18:30h. Quem tiver interesse me passe um email para vivianelago@uol.com.br para que eu possa efetuar o cadastro (por favor, coloque no assunto MSN) ou cadastre o email dravivianelago@hotmail.com.

Esta é uma idéia para tornar nosso contato mais dinâmico, além de trocar experiências e esclarecer pequenas dúvidas.

Grande abraço! Até mais...

Muito Obrigada!!!

Gostaria de agradecer todos que acompanham meu blog!

Já atigimos 1000 acessos!

Muito obrigada mesmo, fico muito feliz!
Podem continuar mandando sugestões de temaas para serem discutidos no blog.
Grande abraço

quarta-feira, 15 de abril de 2009

ENXAQUECA

Sofre de enxaqueca é cruel...
Aqui alumas dicas de alimentação para evitar as crises! Mas lembre-se, enxaqueca é muito individual, seja por limiar de dor de cada, sintomas, e até mesmo o padrão de vida e de alimentação, por isso, aqui estão apenas dicas!
Procure ajuda profissional se as crises te impedem realizar atividades diárias!

  • Reduzir o consumo de cafeína: café, chá mate, chá preto, chá verde, refrigerante a base de cola.
  • Evite: bebida alcoólica, principalmente vinho tinto, vermute, champanhe e cerveja.
  • Alimentos geralmente relacionados:
    º Leite e derivados: queijos curados, leite fermentado
    º Fermento fresco, fermento para pão e pão fermentado
    º Picles, molho de soja (shoyo), missô
    º Algumas leguminosas: feijão, lentilha, soja
    º Nozes, amendoim
    º Chocolate, cacau
    º Miúdos, carne seca, curada ou defumada
    º Alimentos gordurosos como carne de porco, amendoim e nozes
    º Frutas abacate, banana prata ou da terra, frutas cítricas, figo, maracujá, abacaxi, framboesa, ameixa e passas
    º Temperos e realçadores de sabor, principalmente adoçantes artificiais, melado e glutamato

    DICA: A combinação de água de coco (importante na hidratação e fornecimento de sais minerais) e gengibre em pó (responsável pela diminuição do processo inflamatório) pode colaborar na melhora das crises. Pra isso, consumir 200 ml de água de coco para 1 colher (chá) de gengibre em pó.

Espero que as dicas ajudem!!!

Beijos

sábado, 4 de abril de 2009

Linhaça

Podemos destacar vários benefício da linhaça, entre elas, a capacidade de diminuir riscos de alguns tipo de tumores (próstata, mama, cólon), redução dos níveis de colesterol. Porém muitas pesquisas ainda estão em andamento para avaliar a segurança quanto ao seu consumo, já uqe a linhaça contém substâncias capazaes de interferir na absorção de alguns nutrientes.

O calor diminui a quantidade de algumas proteínas suspeitas por esta interferência, por isso recomenda-se aquecer a linhaça por 15 minutos, em fogo baixo. Agora, se for utilizá-la em receitas para pão ou biscoito, não há necessidade deste procedimento.

Outra dica é triturar a linhaça, isso porque a casca é resistente, podendo passar intacta pelo trato digestivo, reduzindo assim os efeito positivos. Você pode comprála já triturada, porém se for fazer em caso, utilize a tecla pulsar do liquidificador. Ela não deve ficar pó! Alguns especialistas dizem que a linhaça sofre oxidação rapidamente, por isso, a recomendação é triturar apenas a quantidade a ser utilizada.

Eistem dois tipos de linhaça:
DOURADA: difícil encontrá-la por aqui, já que gosta de clima frio. Seu sabor é mais suave do que a escura.
ESCURA: mais fácil de encontrá-la aqui no Brasil. Sua casca é mais resistente do que a dourada, porém com relação ao valor nutricional, nenhuma diferença.

BENEFÍCIOS

Vitamina E: antioxidante que contribui para o bom funcionamento celular retardando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

ômegas 3 e 6: gorduras de boa qualidade que contribuem para melhora do sistema imunológico, aparência da pele, unhas e cabelos. Além dos benefícios para a saúde do coração! Estas gorduras podem até melhorar o humor! Quer coisa melhor.....

Fibras: contribuem para um bom funcionamento do intestino, além de controlar o açúcar no sangue e o colesterol. Para quem quer perder peso, as fibras contribuem com o aumento do tempo de saciedade, desta maneira, comendo menos!

Lignanas: é um fitoquímico cuja conformação celular é semelhante ao estrogênio, protegendo assim, as mulheres contra os tumores de mama, miomas uterinos, no tratamento da menopausa e reposição hormonal.

1 colher (de sopa) de linhaça contém 74 kcal

Lembre-se, que qualquer informação de algum alimento, por si só pode não resolver os problemas! O ideal é conseguir equilibrar alimentação geral, praticar exercício!!!
Enfim...equilíbrio é o grande segredo!

Um abraço

quinta-feira, 2 de abril de 2009

MITOS...

Matéria publicada no site da uol saúde! Bem interessante ...

Manga com leite, coca com mentos: essas combinações são explosivas de verdade?
Por Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde

Chupar manga e tomar leite em seguida só pode fazer mal se a manga estiver passada e o leite estiver azedo. Estudiosos afirmam que tabus alimentares têm raízes nas tradições religiosas que impunham obrigações ao corpo para salvar a alma. Excessos da gula só poderiam ser controlados pela difusão dessas crenças, mas hoje especialistas afirmam que, na grande maioria das vezes, renunciamos aos pequenos prazeres da mesa sem nenhum fundamento científico. Uma das lendas modernas sobre alimentos é a mistura de Coca-Cola diet com as balas Mentos, sejam elas de frutas ou menta. O mix seria explosivo para o estômago. Tonya Coffey, professora de Física da Appalachian State University, na Carolina do Norte, EUA, desvendou com seus alunos os mistérios dessa crença. Experiências anteriores haviam concluído que o refrigerante é uma bebida ácida (cafeína, benzoato de potássio - conservante utilizado para bebidas gaseificadas e aspartame) que, em contato com os componentes da bala (goma arábica e gelatina) produzia uma reação capaz de fazer jorrar jatos da bebida a uma altura de até 10 metros.Entretanto, conforme recente declaração da física americana à revista "News Scientist", depois de vários testes com diferentes substâncias (balas de menta, sabão de máquina de lavar, sal de cozinha e areia, além de outros refrigerantes) , ela concluiu que a causa desse efeito explosivo é a aspereza e a forma da bala que, inserida na bebida, provoca a quebra da atração existente entre as moléculas de água, criando bolhas maiores."As moléculas de água gostam de estar próximas umas das outras. Quando alguma coisa é inserida no refrigerante, há uma ruptura dessa rede de moléculas. Se a bala tivesse superfície e volume maiores, haveria ainda mais espaço para que essas bolhas se movimentassem, causando um efeito ainda mais explosivo", explica. A idéia pode ser interessante para atrair alunos para a aula de Ciências, mas nada causa para o corpo humano. Essa é a opinião de Pietro Migliaccio, dietólogo, gastroenterologista e professor de ciência da alimentação da Università degli Studi La Sapienza de Roma. Segundo o especialista, o mito nasceu por causa do excesso de espuma que a mistura produz. E declara, "desconheço algum estudo científico que tenha provado que juntar Coca-Cola e Mentos possa ser danoso para o estômago". Vinho, melancia e mergulhosMigliaccio desvenda outro mito que diz ser proibido tomar vinho e comer melancia. "Não há interação entre os componentes desses dois alimentos, de forma a torná-los incompatíveis para uma mesma refeição", informa. "O que pode acontecer é que exista uma intolerância individual para esses dois alimentos. Nesse caso e, somente nesse caso, é que desaconselho o consumo em conjunto ou em separado", completa.Para quem tem dúvidas se pode ou não dar um mergulho depois do almoço, o especialista italiano explica que, ao comermos, estimulamos uma vasodilatação na região do estômago e do intestino. Essa atividade favorece o maior fluxo de sangue, útil para o processo de absorção dos nutrientes. Por isso, depois de comer "é melhor evitar a imersão em água fria, que induz a uma vasoconstrição imediata e sucessiva congestão, assim como a prática de esportes, pois o aumento da requisição de oxigênio no sangue, por parte dos músculos, entraria em competição com as necessidades do processo digestivo", diz Migliaccio.Já a Cruz Vermelha americana disponibiliza em seu site um guia para natação segura. O conselho é usar o bom senso quando se deseja nadar após uma refeição: "não é necessário esperar um hora para nadar em segurança. Mas depois de uma refeição farta, espere que a digestão se inicie antes de praticar qualquer atividade vigorosa como a natação". Úlceras e pimentaE comidas apimentadas, causam realmente úlceras? Por muitos anos pensava-se que as úlceras fossem consequentes a um estilo de vida onde comidas condimentadas, trabalho intenso e exposição a estresse físico ou mental fossem os vilões. Bennett Roth, chefe do setor de gastroenterologista da Universidade da Califórnia (Los Angeles), declarou na última semana que, em 80% dos casos, o que causa as úlceras são o uso de antiinflamató rios e a presença da bactéria Helicobacter pylori. Se é assim, o consumo de aspirina pode ser bem pior do que a pimenta, que apenas pode agravar os sintomas da úlcera, assim como o álcool ou o fumo.

Veja outros mitos e verdades sobre os alimentos:

Café atrasa o crescimento
FALSO: a cafeína não interfere no crescimento, mas deve ser escassa na alimentação das crianças. Excesso de cafeína pode impedir a absorção de cálcio e outros nutrientes).

Peixe faz bem para o cérebro
VERDADEIRO: o peixe é uma boa fonte de ômega-3, que tem sido considerado importante para a saúde do cérebro.

Comer cenoura melhora a visão
PARCIALMENTE VERDADEIRO: a deficiência de vitamina A pode causar cegueira, e a cenoura, assim como outros vegetais com alta concentração dessa vitamina, ajuda a manter a saúde dos olhos. Mas aumentar seu consumo não melhora a visão.

Se você engolir caroço de melancia, uma planta nascerá em sua barriga
FALSO: embora pareça óbvio, vale a pena frisar que sementes precisam de condições especiais para germinar, como umidade, temperatura adequada, oxigênio e luz. Na escuridão do estômago, esses elementos não estão presentes e, assim, uma semente nunca poderia brotar.

Comer casca de pão encrespa o cabelo
FALSO: a textura do cabelo é genética e não existem estudos científicos que demonstrem relação entre o alimento e as madeixas. Aliás, um estudo realizado pela German Research Center of Food Chemistry in Garching, dirigido por Thomas Hofmann, professor da Universidade de Munster, Alemanha, descobriu que a casca torradinha é rica em antioxidantes úteis para a prevenção do câncer.