sábado, 4 de abril de 2009

Linhaça

Podemos destacar vários benefício da linhaça, entre elas, a capacidade de diminuir riscos de alguns tipo de tumores (próstata, mama, cólon), redução dos níveis de colesterol. Porém muitas pesquisas ainda estão em andamento para avaliar a segurança quanto ao seu consumo, já uqe a linhaça contém substâncias capazaes de interferir na absorção de alguns nutrientes.

O calor diminui a quantidade de algumas proteínas suspeitas por esta interferência, por isso recomenda-se aquecer a linhaça por 15 minutos, em fogo baixo. Agora, se for utilizá-la em receitas para pão ou biscoito, não há necessidade deste procedimento.

Outra dica é triturar a linhaça, isso porque a casca é resistente, podendo passar intacta pelo trato digestivo, reduzindo assim os efeito positivos. Você pode comprála já triturada, porém se for fazer em caso, utilize a tecla pulsar do liquidificador. Ela não deve ficar pó! Alguns especialistas dizem que a linhaça sofre oxidação rapidamente, por isso, a recomendação é triturar apenas a quantidade a ser utilizada.

Eistem dois tipos de linhaça:
DOURADA: difícil encontrá-la por aqui, já que gosta de clima frio. Seu sabor é mais suave do que a escura.
ESCURA: mais fácil de encontrá-la aqui no Brasil. Sua casca é mais resistente do que a dourada, porém com relação ao valor nutricional, nenhuma diferença.

BENEFÍCIOS

Vitamina E: antioxidante que contribui para o bom funcionamento celular retardando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

ômegas 3 e 6: gorduras de boa qualidade que contribuem para melhora do sistema imunológico, aparência da pele, unhas e cabelos. Além dos benefícios para a saúde do coração! Estas gorduras podem até melhorar o humor! Quer coisa melhor.....

Fibras: contribuem para um bom funcionamento do intestino, além de controlar o açúcar no sangue e o colesterol. Para quem quer perder peso, as fibras contribuem com o aumento do tempo de saciedade, desta maneira, comendo menos!

Lignanas: é um fitoquímico cuja conformação celular é semelhante ao estrogênio, protegendo assim, as mulheres contra os tumores de mama, miomas uterinos, no tratamento da menopausa e reposição hormonal.

1 colher (de sopa) de linhaça contém 74 kcal

Lembre-se, que qualquer informação de algum alimento, por si só pode não resolver os problemas! O ideal é conseguir equilibrar alimentação geral, praticar exercício!!!
Enfim...equilíbrio é o grande segredo!

Um abraço

19 comentários:

  1. Olá..minha irmã consome a linhaça para emagrecer,só que eu ja sou magrinha,posso consumir a linhaça normalmente,comer na comida ja que possui ótimos benefícios?

    ResponderExcluir
  2. Olá Érica! Pode consumir sim a linhaça. Ela possui muitos benefícios além de ajudar no emagrecimento. Só fique atenta com relação a quantidade pois como ela ajuda bastante no funcionamento intestinal, as vezes pode provocar diarréia, porém se não for seu caso...aproveite!
    Beijos, obrigada por participar do blog!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde ! Estou com duvida pois comprei linhaca ja triturada e o prazo maximo e 45 dias esta na caixinha sera que nao perde a nutricao quero emagrecer? N

    ResponderExcluir
  4. Olá! É importante respeitar o prazo de validade estipulado pelo fabricante, principalmente depois de aberto. Sabemos que nem sempre temos tempo suficiente para prepará-la todos os dias, então a alternativa é comprar triturada e usar o mais rápido. Evite comprar grandes embalagens, ok?
    Agora, cuidado com o objetivo quando se utiliza a linhaça, ela é calórica e se usada de maneira errada, não ajuda no processo de emagrecimento, ok?
    Abraço
    Viviane

    ResponderExcluir
  5. Olá!Comecei a consumir linhaça moída no liquidificador e costumo mistura-la no iogurte.Li o que escreveu no pos e fiqui intrigada com o facto da linhaça poder dificultar a absorção de alguns nutrientes.Se continuar a tritura-la não corro o risco de perder a absorção de outros nutrientes?

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana Raquel! Recomendo a linhaça e outros cereais integrais sempre entre as refeições principais, isso para dimunuir esta interferência na absorção de nutrientes importantes como ferro por exemplo.
    O importante é que você sempre faça um check up anual (exame de sangue para avaliar ferro e outras vitaminas, enfim...), pois desta maneira estará sempre protegida. Se for detectada alguma deficiência de vitamina ou mineral, você deve procurar uma orientação mais específica, ok?
    Grande abraço
    Viviane

    ResponderExcluir
  7. oi dra viviane eu estol tomado lihnça juto ma comida e serto porfavor merepoda ass LEONORA

    ResponderExcluir
  8. Olá! drª viviane, para as pessoas que tem problema de rins, diabetes e enxaqueca pode consumir e que quantidade cada caso, por que eu gostei muito dos beneficios deste alimento.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Leonora. O ideal é que a linhaça seja consumida entre as refeições, pois como ela é rica em fibras pode prejudicar a absorção de alguns nutrientes como ferro e cálcio. Abraço, Viviane

    ResponderExcluir
  10. Realmente a linhaça tem muitos benefícios!!! Seu consumo ajuda no controle da glicemia, sendo portanto indicada para diabético.
    Já para enxaqueca, é complicado falar, já que a enxaqueca pode acontecer por diverso motivos. A linhaça colabora para o bem estar, podendo portanto ajudar na dor de cabeça! Porém neste caso é importante observar ooutros alimentos também, ok?
    Para os rins...depende também do tipo de problema renal. A linhaça ajuda a eliminar a retenção de líquidos, colaborando para o funcionamento dos rins. mas também é rica em potássio, o que pode não ser recomendado em alguns casos renais. O paciente com problema renal deve receber orientação específic, já que a alimentação dependerá do tipo de tratamento que a pessoa está sendo submetida, ok?
    Grande abraço
    Viviane

    ResponderExcluir
  11. Ola, gostaria de saber da real necessidade de aquecer a linhaça e se nao aquecer, tem problema?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, andei pesquisando e descobri que a linhaça baixa os nívesi de testosterona, usei-a para emagrecer alguns mêses atrás, e perdi 20kg em 2 mêses, gostaria de continuar tomando sem ter a testosterona prejudicada, é possível utiliza-la em conjunto com algum outro alimento para repor a testosterona? Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Dra. Viviane Lago8 de agosto de 2011 17:24

    Olá Marcelo.
    Primeiro desculpe a demora.
    As pesquisas são conflitantes. Algumas relatam aumento enquanto outras, até a redução.
    Minha opinião é que se você utilizar moderadamente, 1 colher (sopa) por dia ou até a cada dois dias, não trará prejuízo. O importante é que possamos sempre incorporar novos hábitos e novos alimentos, proporcionando sempre a variedade com qualidade nutricional!

    Obrigada por acompanhar o blog!
    Grande abraço!
    Viviane

    ResponderExcluir
  14. ola eu tomo linhaça á cerca de 2 meses uma colher de chá ao pequeno almoço e outra ao deitar. Neste momento fiquei com diarreia faz dois dias será algum efeito adverso da linhaça?
    obrigado
    cmp

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana. Saber o motivo da diarreia pode ser um pouco difícil. Pode sim ser da linhaça, como pode até da água que você toma! Principalmente neste calor....as intoxicações alimentares são frequentes. O importante agora é (enquanto com diarreia): retirar a linhaça, evitar verduras e legumes crus, ingerir bastante água, até como soro (açúcar e sal).
    Assim que você estiver recuperada, experimente reintroduzir a linhaça e observar o efeito, ok?
    Abraço!!!
    Obrigada por acompanhar o blog.
    Viviane

    ResponderExcluir
  16. Dra. Viviane, quero saber se todos pode fazer uso da linhaça e se pode consumi-la junto com aveia, ouvi dizer que não e queria tirar essa dúvida, e se meu filho que só tem 4 anos e tem o intestino muito ressacado, se posso dar pra ele. obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Olá Isabel, como vai?
    A recomendação para o uso da linhaça é de 1 colher de sopa por dia. Porém, é comum alterar esta dosagem dependendo do caso. Para o seu filho por exemplo, recomendo 1 inciar com 1 colher de chá. Além disso, é de extrema importância incentivar o consumo de água, pois as vezes, o problema não é ter que aumentar fibra, e sim aumentar os líquidos, daí o ressecado!
    Quanto a mistura com a aveia, não vejo problema, a não ser se existir alguma intolerãncia ao gluten, onde não se deve consumir a aveia.
    Desculpe a demora pela resposta...
    Grande abraço,
    Viviane

    ResponderExcluir
  18. Tenho 45 anos, não tenho filhos ainda e infelizmente estou com 2 miomas; um de 8cm de diâmetro e outro de 1cm de diâmetro. Posso consumir linhaça já que li que a mesma contém fitoestrógenos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Realmente a linhaça contém fitoestrógenos, e seria interessante não consumí-la. Apesar que as causas do mioma ainda não estão somente ligada aos níveis de estrógeno. Mas existem outros alimentos que podem ser utilizados em substituição se pensar em fibras e ômegas.
    Obrigada por acompanhar o blog.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir