terça-feira, 23 de julho de 2013

Diferença entre diet, light e zero

Publico hoje uma entrevista da nutricionista Isabela Pimental.
Explicação fácil para compreender estes termos que deixam muitos consumidores confusos!
Parabéns Isabela!
Grande abraço
Viviane


Suco ou Néctar - Qual a diferença?

Você sabe a diferença entre o suco e o néctar? Sempre digo que é difícil acompanhar todos os produtos que surgem no mercado, mesmo para nós nutricionistas, imagina para o público em geral? Onde buscar informações? Como entender os rótulos? Realmente não é uma tarefa fácil.
Então hoje, resolvi escrever sobre a diferença do néctar e do suco.
Segundo o Decreto n 6.871, de 4 de junho de 2009:
1)      “Suco ou sumo é a bebida não fermentada, não concentrada, ressalvados os casos a seguir especificados, e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta madura e sã, ou parte do vegetal de origem, por processamento tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo.
a)      É proibida a adição, em sucos, de aromas e corantes artificiais.
b)      O suco poderá ser adicionado de açúcares na quantidade máxima fixada para cada tipo de suco, observado o percentual máximo de dez por cento em peso, calculado em gramas de açúcar por cem gramas de suco, tendo sua denominação acrescida pela designação adoçado.”
2)      Néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares, destinada ao consumo direto.
3)      Refresco ou bebida de fruta ou de vegetal é a bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem adição de açúcares.
Resumindo, suco tem melhor qualidade por não conter aromas e corantes, o que pode acontecer nos néctares e refrescos. Com relação ao açúcar, o suco pode até ter em sua composição, porém tem quantidade certa a ser adicionada além da declaração no rótulo: ADOÇADO.
Por isso, sempre explico para os pacientes que devem observar no rótulo, não apenas a informação nutricional de calorias, mas também a lista de ingredientes, onde o açúcar, se existir, deve ser o último da lista, e não o primeiro como em várias marcas existentes no mercado. A ordem dos ingredientes que está descrito no rótulo deve ser colocada demonstrando os ingredientes na forma decrescente, ou seja, do ingrediente em maior quantidade para o que está em menor quantidade no produto.
Portanto, vamos dar preferência aos produtos com menor acréscimo de corantes, aromas e açúcares! Para quem puder, capriche nos sucos naturais, feito em casa, garantindo assim as vitaminas e o sabor natural das frutas!!!


Alguns exemplos…



Observem que o valor calórico não muda tanto entre os exemplos, porém a qualidade nutricional é importante, onde vemos que no exemplo 1 não existe adição de açúcar e não tem sódio, o que acontece nos próximos exemplos.
Portanto, fica a dica para se ler o rótulo!

Grande abraço
Viviane