segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bebidas têm calorias?

Quando querem emagrecer, as pessoas normalmente se lembram apenas dos carboidratos (pães, arroz, massa...), das frituras e guloseimas em geral. Mas esquecem das bebidas???
O consumo de refrigerantes, sucos, leite, bebidas alcoólicas, entre outras, podem ser determinantes no sucesso ou fracasso de um programa para redução do peso. É o que mostra um estudo realizado na Johns Hopkins School of Medicine, nos Estados Unidos. Os pesquisadores monitoraram a redução de consumo de líquidos e alimentos sólidos de voluntários (810 adultos com idades entre 25 e 79 anos) durante 18 meses. Nos primeiros seis meses, nos pacientes com redução de calorias proveniente de bebidas açucaradas, tais como refrigerantes e sucos industrializados, houve perda de meio quilo no período. já no outro grupo, com redução de quantidade equivalente de calorias, porém provenientes de alimentos sólidos, a diminuição de peso foi cinco vezes menor.
Muitas vezes pensamos que as bebidas contém menos calorias, ou que pela sua consitência engordará menos! O que acontece também é não contabilizar a bebida durante o dia, lembramos de tudo o que comemos, mas não do que bebemos, e isso pode fazer a diferença nas calorias totais do dia.
Quando existe a preocupação da qualidade da alimentação, ocorre a substiuição do refrigerante por sucos. Nutricionalmente falando, a troca é válida, pois não teremos benefício nehum com o refrigerante, a não ser engordar, já com os sucos naturais, estamos cosnumindo vitaminas e minerais. Perfeito! Mas esquecemos que contém calorias, e dependendo da quantidade, também engorda. Todo mundo diz que a laranja engorda! O problema é o suco, que contém pelo menos de 4 a 5 latranjas...e ainda assim não utilizamos água para diluir além de desprezar as fibras! Portanto, cuidado. Prefira o cosnumo das frutas in natura.
Outro problema com as bebidas açucaradas entre as refeições é que, o açúcar tem absorção rápida, aumentando assim a glicemia rapidamente também, porém da mesma maneira que o açúcar no sangue sobe rapidamente também cai, provocando então maior sensação de fome. O açúcar frequentemente utilizado em bebidas também interfere nesta diferença. Esta rápida absorção do açúcar, estimula a produção de insulina, favorecendo o estoque da energia ingerida em forma de gordura.
E as bebidas diets e lights? Podem até não conter calorias, mas contém sódio, que aumenta a retenção de líquidos, piora celulite... será que vale a pena???
O estudo mostra também outro ponto interessante - a falta da mastigação! Ao mastigar e deglutir um alimento, estimulamos as regiões do cérebro responsáveis por regular a satisfação. Portanto a mastigação colabora com a sensação de saciedade mais rapidamente, ou seja, consigo comer menos.

Vamos tomar mais cuidado com as bebidas!
Água é uma boa pedida!!! Não tem calorias e realmente hidrata!
A água de coco também é uma boa opção, principalmente durante o exercício físico. Porém, observe o rótulo das bebidas industrializadas, se tiver açúcar na composição, evite! Prefira o natural.

Beijos

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