PRÊMIO TOP BLOG 2013

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Morcela

Recebi um email de uma leitora do blog pergntando sobre a morcela. Resolvi então publicar algo sobre o assunto, já que muita gente não conhece!

Morcela é um enchido feito com uma combinação de carne de porco (aparas de entremeada, língua e coração), sangue e arroz (em alguns casos) condimentada com alho, louro, cravinho, cominhos e cebola. Após o enchimento sofre um processamento térmico (cozedura), sendo arrefecida rapidamente e posteriormente colocada na área de secagem.

Na região Norte são características: a morcela de lombo (feita a partir de tripa de porco recheada com um preparado de lombo de porco cozido e picado, pão ralado, amêndoas pisadas, açúcar com água, canela e banha) e a morcela de sangue (feita como a anterior mas, em substituição do lombo de porco, leva sangue de porco cozido e ralado).

Em Portugal é um prato típico, sendo possível encontrá-lo em diversas regiões. A morcela confeccionada na região da Guarda é reconhecida como tendo grande qualidade, assim como as dos Açores e de Portalegre. Inclui pedaços de carne entremeada, ligados com sangue de porco, que lhe conferem uma cor escura. É temperada com diversas especiarias, contando-se entre elas os cominhos e o cravinho, que emprestam uma grande intensidade ao seu sabor. Pode ser servida assada, cozida ou fria. É frequentemente utilizada como complemento ao cozido à portuguesa, às fava com chouriço e à feijoada.

Os produtos tradicionais portugueses são produtos únicos que têm origem na região que lhes dá o nome e que têm uma forte ligação com essa mesma região, de tal forma que é possível demonstrar que a qualidade do produto é influenciada pelas raças animais, solo, vegetação, clima e tecnologia de fabrico.

A produção de alimentos tradicionais, tanto de forma “caseira” como a um nível mais industrial, deverá ser enquadrada segundo as exigências atuais de higiene/salubridade, numa perspectiva de proteção do consumidor. Este, não só valoriza as propriedades organolépticas e nutricionais dos produtos tradicionais como tem vindo a dar cada vez mais importância à segurança dos alimentos.

Neste contexto surgiu a adoção de estratégias de valorização comercial dos produtos tradicionais, através da certificação e consequente atribuição das marcas. O processo de certificação constitui um importante passo de defesa destes produtos, uma vez que procura assegurar as condições de higiene com que estes são produzidos, bem como o respeito pelos métodos de fabrico tradicionais, garantindo, assim, a autenticidade e a origem dos produtos.


Morcela Preta
Informação Nutricional (Porção 45g - 9 fatias )
Valor calórico = 112kcal
Carboidratos = 2.4g
Proteínas =7.2g
Gorduras totais =13g
Gorduras saturadas =4g
Sódio = 368g


Morcela Branca
Informação Nutricional (Porção 40g - 11 fatias )

Valor calórico = 96kcal
Carboidratos = 2.4g
Proteínas = 6.4g
Gorduras totais = 14.6g
Gorduras saturadas = 4g
Sódio = 280g

Acesse o site www.coopsantaclara.com.br/confrariagourmet e confira receitas com morcela.

Referências bibliográficas
http://www.coopsantaclara.com.br/site2006/produtos/produto.php?cod=72009
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morcela

Nenhum comentário:

Postar um comentário