sexta-feira, 30 de abril de 2010

Refrigerantes aceleram o envelhecimento precoce

Pois é...o refrigerante nunca teve boa fama, não é mesmo? Bebida rica em açúcar e sódio e pobre em nutrientes saudáveis, é responsável pelo ganho de peso, aumento da glicemia (alta concentração de açúcar), baixa ingestão de água, retenção de líquidos, prejudica nosso cálcio, aumentando as chances de osteoporese....enfim!!! Muitas são as desvantagens...



Se você está achando pouco, uma recente pesquisa mostrou que o elevado teor de fosfato presente nos refrigerantes, pode acelerar os sinais de envelhecimento, aumentando a prevalência de doenças relacionadas com a idade, como doença renal crônica e calcificação cardiovascular, além de induzir à atrofia muscular e da pele.



De acordo com os pesquisadores, quando o fosfato entra no organismo, reage com as substâncias responsáveis pelo metabolismo celular acelerando o processo de envelhecimento. O fosfato é encontrado naturalmente em alguns grãos, leite, gema do ovo, mas é adicionado em quantidades maiores em refrigerantes, chocolates, pirulitos, balas, doces industrializados, sorvetes, ketchup, maionese e pratos prontos, incluindo os congelados.



Portanto, depois de mais fator contra o refrigerante...vamos nos cuidar e controlar a ingestão deste tipo de bebida!!!



Grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Oi Viviane! Atualmente, a Coca lançou a Coca cola plus, que, dizem, contém alguns minerais e até vitaminas. Comparando com a tradicional e a Zero, o sódio é bem mais baixo. Com certeza, logo vira moda. Será que isto muda algo em prática ou ainda assim não é recomendado o consumo? beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Prica! Pois é, realmente de acordo com o rótulo, o produto contém maior quantidade de vitaminas do complexo B, porém, continua sendo refrigerante! Portanto, a recomendação continua a mesma, moderação!!!
    Beijos
    Viviane

    ResponderExcluir