PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comer batata???

Um estudo mostrou que servir uma refeição com batata (exceto frita) para crianças pode estimular um consumo maior de vegetais. Este estudo analisou 11.500 crianças entre 5 e 18 anos através de dados do National Health and Nutrition Examination Survey 2001-2008. Crianças que consomem batatas têm dietas mais ricas em nutrientes, em geral, e na verdade comem mais de outros vegetais", diz Adam Drewnowski, autor da pesquisa. Segundo ele, não houve diferenças na prevalência de sobrepeso ou obesidade entre crianças que consumiram ou não batata. Meus comentários Coitadinha da batata...sempre rejeitada por quem quer emagrecer! Eu como uma apreciadora de batata, risos, recomendo sim seu consumo para quem gosta e mesmo para quem quer emagrecer. A batata é rica em nutrientes (vitaminas e minerais), é saborosa e pertence ao grupo dos carboidratos, portanto a dica é... saber a quantidade adequada para ser consumida. Quando você optar pela batata, deve evitar o arroz na mesma refeição. Escolha apenas um carboidrato por refeição. Sempre digo que um problema do carboidrato é o seu preparo e acompanhamento!!! Imagine a batata sautté com molho branco... a batata frita...enfim, já deu para perceber, certo? É como o macarrão. Será que o problema não está na escolha dos molhos??? A batata crua contém o amido resistente que é uma forma de amido resultante da degradação do amido não absorvido pelo intestino delgado. Assemelha-se assim às fibras insolúveis, portanto, é capaz de ajudar o funcionamento intestinal e no maior tempo de saciedade. Mas ninguém come batata crua! Alguns estudos mostram que o cozimento reduz este amido resistente, perdendo estas propriedades. Porém, o resfriamento foi capaz de aumentar em a quantidade de amido resistente. Então aí vai uma dica: cozinhe a batata no dia anterior ao consumo. Armazene em geladeira até seu consumo, e ao invés de aquecer novamente, consuma como salada! A batata temperada com azeite de oliva e orégano é uma delícia. Uma batata média tem aproximadamente 110 calorias por porção, o que é a mesma coisa que quatro colheres (de sopa) de arroz. Para que pratica atividade física, a batata é uma ótima fonte de energia! Bom, espero que as informações sejam úteis!!! Grande abraço! Viviane

12 comentários:

  1. Muito boa a dia Viviane!
    Beijinhos da Biah. :***

    ResponderExcluir
  2. Quem que gostou!!!!
    Obrigada por acompanhar o blog!
    Grande abraço!
    Viviane

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro comer batata crua! Estou fazendo isso nesse momento e resolvi pesquisar se faz mal. Pelo visto, faz bem, não é? Que bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Emilly! Que bo mesmo né?
    Obrigada por acompanhar o blog...
    Grande abraço
    Viviane

    ResponderExcluir
  5. eu como batata crua e adoro... sempre quando vou prepará-lá vai uns pedacinhos crus pra dentro hehe... as pessoas que me veem fazendo isso dizem que faz mal, mas já que não faz melhor.

    ResponderExcluir
  6. A batata é um dos tubérculos que mais gosto, não sabia de seus benefícios em cru e a verdade é que minha mãe sempre me repreendeu dizendo pra não comer ela assim, a batata crua cortada bem pequena e temperadinha é uma delícia!!! Bruna Luiza.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por acompanhar o blog!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. oi tudo bem ?
    por favor me tire uma dúvida
    aquela batata em conserva (pequena), coloquei ela em conserva
    no azeite e vinagre, quantas eu posso comer por dia ?(sem intervalos). obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá! É difícil dizer quantidade ideal por dia, pois é uma questão muito individual. Porém, pensar que 3 ou 4 batatinhas correspondem a uma batata, que seria uma porção. Lembrar também que o azeite, apesar de saudável, acrescenta calorias, portanto, recomendo imaginar como porção de 2 a 3 unidades.
    Obrigada por acompanhar o blog.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dra Viviane, tenho o hábito de comer batata e cenoura crua, a batata mais quando sinto azia, e a cenoura porque eu gosto mesmo desde criança. minha dúvida é... : normalmente eu como a noite vendo tv como se fosse um lanche antes de dormir. faz mal ?? mesclo assim 1 dia 2 batatas e no outro dia 1 cenoura média ou grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não vejo problemas no consumo. A única questão para ser observada é com relação a higienização destes alimentos, já que serão consumidos crus.
      Obrigada por acompanhar o blog!
      Abraço

      Excluir