PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Obesidade infantil e desenvolvimento de diabetes

     Uma pesquisa recente mostrou que o ganho excessivo de IMC ao longo da vida e o início mais precoce de sobrepeso/obesidade estão associados ao metabolismo alterado da glicose (artigo: Changes in BMI, duration of overweight and obesity, and glucose metabolism: 45 years of follow-up of a birth cohort - Diabetes Care; 2011).
     Isto é uma informação importante, já que o número de crianças com peso elevado vem aumentando a cada dia.
     Devemos cuidar da alimentação das nossas crianças e adolescentes, pois é a fase mais importante da vida para a incorporação de hábitos saudáveis para a vida. Vejo que é  muito comum os pais procurarem ajuda após observar que o filho (a) já está bem acima do peso, já com complicações, como problema de articulações, colesterol e/ou triglicérides elevados, glicemia alterada...
     Aí, querem "correr" contra o tempo, fazem muitas restrições e acabamos tendo pouca aderência ao tratamento, ficando difícil reverter a situação, que talvez seria rápida e com mudanças significativas, pelo estágio de vida em que as crianças e adolescentes se encontram!
    Portanto, sempre recomendo. Faça um trabalho de educação nutricional desde a infãncia, para a incorporação dos hábitos o mais precoce, de maneira tranquila e preventiva, e não somente em caso de tratamento!!!
    Vamos cuidar do adultos do futuro!!!

Grande abraço a todos!
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário