PRÊMIO TOP BLOG 2013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Osteoporose e Hipertensão Arterial



O objetivo de um estudo publicado, recentemente, no Calcified Tissue International, foi avaliar a ingestão de cálcio a partir de fontes lácteas como um possível elo patogênico entre osteoporose e hipertensão.

Foi um estudo observacional transversal, realizado em 3.301 mulheres pós-menopáusicas encaminhadas para triagem de densitometria. O consumo de alimentos lácteos foi avaliado através de um questionário de frequência alimentar semanal. 

Foi observado que mulheres com baixa ingestão de produtos lácteos foi associado ao aumento de chances de ter as duas doenças.

A partir destes resultados, os autores concluíram que a osteoporose e a hipertensão estão associadas em mulheres na pós-menopausa, e uma baixa ingestão de produtos lácteos pode aumentar o risco de ambas as doenças, atuando como um possível elo na patogenia.

O que verificamos na prática é que o consumo de produtos lácteos vêm "perdendo" a vez para outras bebidas, principalmente açucaradas. Esta mudança pode aumentar o peso corporal o que também é um fator que interfere nestas duas patologias.

A boa notícia é que não é necessário quantidades absurdas para se adequar ao consumo de cálcio. A quantidade recomendada de cálcio, por dia, é de 1000mg para mulheres com idade entre 31 e 50 anos e  de 1200mg para mulheres com idade entre 51 e 70 anos.

Para ter uma noção, coloco abaixo uma tabela com a quantidade de cálcio de determinados alimentos.


Lembrar que o ideal é a ajuda de um profissional para avaliar se a ingestão diária é suficiente para cada um.

Grande abraço!!

Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário