PRÊMIO TOP BLOG 2013

sábado, 13 de junho de 2009

Fertilidade masculina


Matéria publicada pela BBC Brasil

Dieta rica em antioxidantes pode melhorar fertilidade do homem, diz estudo
Uma baixa ingestão de frutas, legumes e verduras pode levar à baixa capacidade reprodutiva do homem, segundo estudo realizado na Espanha.
Cientistas das Universidades de Múrcia e de Alicante concluíram que a presença dos chamados antioxidantes nestes alimentos melhoram a qualidade do sêmen, afetando positivamente os parâmetros de concentração de espermatozoides, e ainda sua morfologia e sua mobilidade.
Ao mesmo tempo, uma dieta à base de alimentos mais gordurosos pode produzir um efeito negativo na fertilidade masculina.
"Um estudo anterior nosso mostrou que homens que comem muita carne e laticínios gordurosos têm uma qualidade de sêmen inferior à dos que consomem mais frutas, legumes e laticínios desnatados", explicou Jaime Mendiola, da Universidade de Múrcia e principal autor da pesquisa, publicada na revista especializada Fertility and Sterility, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Suplementos
Para o atual estudo, os cientistas analisaram 61 voluntários - 30 deles com problemas reprodutivos e os demais como grupo de controle.
"Observamos que nos casais com problemas de fertilidade que chegavam à clínica, os homens com melhor qualidade seminal consumiam mais verduras e frutas - portanto mais vitaminas, ácido fólico e fibras, e menos proteínas e gorduras - do que os homens com baixa qualidade do sêmen", afirmou Mandiola.
O pesquisador admitiu, no entanto, que sua equipe ainda não chegou a uma conclusão sobre se seria suficiente para um homem com problemas de fertilidade ingerir suplementos vitamínicos, em vez de aumentar o consumo de legumes e frutas.
"Vamos realizar um estudo nos Estados Unidos, onde o consumo de suplementos é muito comum, para avaliarmos este aspecto", disse Mandiola.
Os antioxidantes são um dos grandes chamarizes das indústrias de cosméticos e suplementos alimentares, que alegam que essas substâncias têm a propriedade de combater os chamados radicais livres, moléculas de oxigênio altamente reativas que circulam pelo organismo e provocariam o envelhecimento celular.



Portanto...vamos cuidar sempre da nossa alimentação! Uma alimentação equilibrada e bem orientada é muito importante!!!

Beijos

4 comentários:

  1. MARAVILHOSO. MAS CREIO QUE VOCÊS DEVERIAM TAMBÉM DAR UMA SUGESTÃO OU PROPOSTA DE UMA DIETA ESPECÍFICA QUE MELHORE A FERTILIDADE MASCULINA.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pode caprichar no consumo de alimentos considerados antioxidantes. Veja, no blog mesmo, tem uma postagem sobre os antioxidantes.
    Qualquer dúvida me escreva!
    Grande abraço
    Viviane

    ResponderExcluir
  3. dra. eu tenho ereção, então eu gostaria de saber se a pessoa tem ereção ele consequentemente ela é fértil?

    ResponderExcluir
  4. Olá, aconselho que procure um médico para informações mais específicas a respeito. São necessário exames específicos, ok?
    Abraço
    Viviane

    ResponderExcluir