PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 10 de julho de 2009

AÇÚCAR

Hoje vou falar sobre o açúcar.

O açúcar é um carboidrato, utilizado para adoçar bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir da cana de açúcar ou de beterraba. O mais comum é a sacarose, que é um açúcar simples. É sobre ela que quero falar!

O açúcar é responsável pelo aumento da glicemia (açúcar no sangue). Este aumento é prejudicial, pois pode levar ao desenvolvimento da bem conhecida doença: diabetes. Várias são as complicações provocadas em decorrência do diabetes não tratado adequadamente, como por exemplo, infarto, problemas de visão, problema renal, entre outras. Bom, diabetes, fica para um próximo assunto, ok!

Muitas pessoas acham que trocar o tipo de açúcar não aumenta a glicemia...Engano! A sacarose apresenta diversas formas, sendo que todas devem ser utilizadas com cautela, pois engordam da mesma maneira, e podem atrapalhar o controle da glicemia. A diferença entre os diversos tipos está no processamento, fazendo a diferença na qualidade nutricional, porém não no valor calórico.
Formas de apresentação da sacarose

Açúcar mascavo:
é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém extraído, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais. Este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom escuro, em função da variedade e da estação do ano em que a cana é colhida.
Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo. Contem alto teor de melaço em sua composição.

Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.

Açúcar de confeiteiro: apresenta grânulos bem finos, cristalinos, podendo ou não ter aditivo.

Açúcar orgânico: produto de granulação uniforme, produzido sem nenhum aditivo químico, tanto na fase agrícola como na industrial (é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado). Pode ser encontrado nas versões clara e dourada. Seu processamento segue princípios internacionais da agricultura orgânica e é anualmente certificado pelos órgãos competentes. Na produção do açúcar orgânico, todos os fertilizantes químicos são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica para proteger o solo e melhorar suas características físicas e químicas. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.

Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.

Observe na tabela abaixo que entre o açúcar refinado e o mascavo/demerara, a energia fornecida é praticamente a mesma, o que muda é a quantidade de vitaminas e minerais que são maiores no mascavo e demerara, isso por não passarem por processos químicos, o que é ótimo para o organismo. Portanto, a reposta do organismo é mesma quando se trata de açúcar, porém em qualidade nutricional, vale a pena a troca! Mas lembre-se, qualquer açúcar é prejudicial quando consumido em quantidade inadequada!



Beijos! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário