PRÊMIO TOP BLOG 2013

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Açúcar e gordura inibem saciedade e levam a comer mais

Estou colocando alguns trechos da matéria publicada na Folha on line. Meus comentários estão em vermelho


...pesquisadores apontam mecanismos fisiológicos e características específicas de alguns alimentos que levam as pessoas a comerem (bem) mais do que deveriam, burlando os mecanismos que levam à sensação de saciedade.
Os limites que devem ser impostos ao comensal para que pare de comer vão além da impressão de estômago cheio. Por isso, reconhecer os ingredientes que levam ao engano do organismo e não se deixar levar somente pela sensação de saciedade para encerrar uma refeição ou uma rodada de petiscos pode ser crucial para evitar ganho de peso indesejado ou prejuízos à saúde.
Eu sempre digo que quando começamos comer algum doce, a vontade de continuar é grande. É difícl apertar o freio. Por isso, tome cuidado e observe sempre o que está comendo, e por quê está comendo!!!
"É verdade que caloria é sempre caloria. Mas o que não é levado em conta é como algumas calorias afetarão o que as pessoas comerão depois", diz Aronne no livro ("The Skinny: On Losing Weight without Being Hungry" (o magro: perdendo peso sem passar fome; ed. Broadway Books), ele foi escrito por Louis Aronne, especialista em programas de controle de peso do New York Presbyterian Hospital, e ainda não foi lançado no Brasil), explicando por que alguns tipos de comida -independentemente do nível calórico- têm efeito maior no ganho de peso do que outros.
O autor cita alimentos feitos de carboidratos refinados, ricos em açúcar e em gordura como os maiores enganadores da sensação de satisfação.
Pois é, as vezes as pessoas questionam: um brigadeiro pequeno tem o mesmo valor calórico que uma fruta...então, prefiro o doce!!!E aí começa a grande dificuldade, comer apenas UM brigadeiro! Comendo, por exemplo, uma laranja, você sentirá maior sensação de saciedade e esta sensação durará mais tempo, isso porque as frutas contém mais fibras, que promovomem lenta absorção, promovendo então maior tempo de saciedade. mas agora vem a questão do trabalho de consientização! Lembre das dicas comportamentais....
Uma pesquisa norte-americana divulgada no último mês no "Journal of Clinical Investigation" também aponta relações semelhantes. O estudo, realizado em ratos, mostrou que alimentos que contêm ácido palmítico (substância presente em produtos ricos em gorduras saturadas) alteram a excreção de insulina e de leptina, hormônios relacionados ao apetite e à saciedade. Nos animais, os efeitos desses alimentos gordurosos duraram por volta de três dias. Teoricamente, como argumentam os pesquisadores, isso pode até ajudar a explicar por que algumas pessoas se sentem mais famintas às segundas-feiras, já que a maioria abusa desses alimentos nos fins de semana.
Bom, fim de semana é normalmente difícil para muitas pessoas...portanto, comecem encarar como dia comum, porém com mais tempo para nós!

Gorduras
Alimentos preparados com bastante gordura também são mais agradáveis ao paladar, o que propicia uma maior ingestão desse tipo de comida.
As gorduras também têm poder sacietógeno (de provocar saciedade) menor do que carboidratos e proteínas. Outros estudos recentes relacionam a excreção de grelina (outro hormônio relacionado ao apetite e à saciedade) e de leptina à ingestão de gorduras. "A quantidade de alimento e de calorias ingeridas em forma de gordura necessária para levar à produção desses hormônios que levam à saciedade acaba sendo muito maior", explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica).
A pesquisadora Ana Maria Lottenberg, nutricionista da disciplina de endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, estuda a ingestão de aveia e a ação das fibras do cereal nos mecanismos de regulação da grelina, para entender se a ação do alimento vai além do estômago cheio. "Quando ficamos algumas horas sem comer, os níveis de grelina sobem na circulação, estimulando o apetite. Alguns trabalhos sugerem que alimentos ricos em fibras, como a aveia, prolongam a queda da grelina, demorando mais tempo para subir de novo e mantendo a sensação de saciedade por mais tempo."

Então fica aqui a minha dica! Evite o consumo de doces e gorduras durante a tarde (horário crítico: 17h...risos), pois desta maneira a tendência é comer grande quantidade. Prefira os doces como sobremesa, pois assim é possível consumir bastante fibras da salada, e evitar assim, tudo o que falamos do açícar!
Ah, e lembrem-se....quando falamos em doces, está embutido, na maioria das vezes a gordura também! A grande amaioria das preparações tem a gordura como ingrediente!

JULLIANE SILVEIRA da Folha de S.Paulo
fonte:
http://www1. folha.uol. com.br/folha/ equilibrio/ noticias/ ult263u635271. shtml

Beijos, e aproveitem as dicas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário