PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alimento para o cérebro

Mulheres em idade fértil já deveriam pensar na ingestão adequada de ácido fólico, pois esta vitamina é fundamental para a boa formação do cérebro, além da memória, o que tem mostrado algumas pesquisas. Esta vitamina está presente nos ovos, leites, batata, peixes, vegetais como espinafre, rúcula, couve (verde escuro), batata, feijão. Normalmente, esta vitamina é utilizada como suplemento nutricional durante a gestação. O primeiro semestre é o principal para se ter o ácido fólico em quantidade adequada, pois é período de maior formação do bebê.

Depois do nascimento, alimentação a ser oferecida para o bebê também é importante para o bom desenvolvimento cerebral. Após os seis meses de vida (período de aleitamento materno exclusivo) é importante que a alimentação da criança tenha leite e carnes, pois são alimentos ricos em vitamina do complexo B, importante para o sistema nervoso!

Os flavonóides têm sido apontados como substâncias protetoras dos neurônios, além de melhorarem a memória. Estão presentes nas frutas como amora, uva, framboesa, frutas cítricas, repolho, brócolis, chá verde, vinho, porém lembre-se que o álcool não colabora com amemória!!!

Os alimentos como os peixes (salmão, sardinha, atum...), as nozes e as castanhas contém ômega 3, nutriente importante também para impedir a morte precoce dos neurônios, consequentemente também ajudam na memória.

Muitas pesquisas têm mostrado a relação da deficiência da vitamina B12 com demência, mal de Alzheimer.

Agora, podemos nos ajudar com as anotações, com as leituras, isto também colabora com a boa memória!!!
Beijos
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário