PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Anemia

Anemia é a redução da concentração sanguinea de hemogloblina (pigmento que dá a cor aos glóbulos vermelhos e que tem como principal função transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos).
A anemia pode ocorrer decorrente de diversas causas e pode ser de diversos tipos também.
Muitas vezes a pessoa não apresenta nenhum sintoma, porém o mais comum é a sensação de fadiga ou fraqueza, o que pode estar relacionado também com outros problemas de saúde ou até mesmo confundir com um período de vida conturbado. Em casos mais graves podem ocorrer palpitações, falta de ar.
O diagnóstico é realizado normalmente pelo exame de sangue.
A orientação nutricional deve estar de acordo com o tipo de anomia diagnosticada. Colocarei aqui alguns tipos.

A) Carência de ácido fólico
Alimentos fontes: carnes, levedo de cerveja, cereais integrais, gérmen de trigo, espinafre, brócolis, salsinha, beterraba crua, amendoim, gema de ovo, fígado, feijão, peixes.

B) Anemia ferropriva (deficiência de ferro)
•Dieta rica em alimentos fontes de ferro principalmente carnes e leguminosas.
•Utilizar no almoço e jantar alimentos que ajudem a absorção como alimentos fontes de vitamina C como laranja, limão, goiaba, acerola, maracujá, enfim todas as frutas cítricas. Caso queira na forma de suco, ingerir imediatamente após o preparo, pois a vitamina C é facilmente perdida. Vide a tabela de alimentos fontes de vitamina C, e qual a quantidade necessária para suprir nossas necessidades.
• A vitamina C se perde facilmente, portanto uma dica: cozinhe rapidamente os alimentos e consuma imediatamente. Você pode aproveitar a água do cozimento em outra preparação, já que uma parte da vitamina C fica na água.
• Evitar os alimentos que diminuem a absorção como, por exemplo, chá mate, preto, verde e branco, café, chocolates, leite e derivados logo após as refeições grandes como almoço e jantar.
• Não utilize preparações no almoço e jantar que contenham leite e derivados como ingrediente, pois o cálcio diminui a absorção do ferro. Exemplo de preparações que devem ser evitadas: molho branco, salada com queijo, lasanha ou panqueca de queijo, etc.

Estas informações são apenas dicas rápidas. É de grande importância procurar um profissional habilitado para o tratamento efetivo.

Grande abraço!

Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário