PRÊMIO TOP BLOG 2013

sábado, 4 de junho de 2011

Café da manhã!

De toda a minha experiência em atendemineto nutricional (desde 2001!) uma única atitude das pessoas é extremamente comum. A grande maioria das pessoas, seja criança, adolescentes ou adultos, não realizam o café da manhã ao acordar.
Os motivos podem variar, entre eles, sem fome, enjôo, preguiça de preparar e de acordar mais cedo, correria...sempre atrasado... As explicações para não realizar o café da manhã são diversas.
Primeiro ponto (para convencer a realização desta refeição...risos...) está no próprio nome: DESJEJUM = já diz que é necessário interromper o jejum forçado da noite! Ou seja, se tem este nome, é porque é importante!
Segundo ponto: nosso corpo diminui o metabolismo enquanto não realizamos atividades intensas e quando estamos muito tempo sem comer. Isto acontece sempre enquanto dormimos, certo? Então, mais um motivo para começar o dia se alientando, pis desta maneira colocamos nosso organismo para gastar energia! Até porque começaremos as atividades diárias, que gastam energia!
Mas agora, o que comer? O desjejum é considerado uma das três refeições principais do nosso dia (as outras são o almoço e o jantar), portanto precisamos comer um alimento de cada grupo nesta refeição: carboidratos + proteínas + vitaminas e minerais. Então, um exemplo de café da manhã ideal seria pão + leite + fruta.
Muitas pesquisas estão mostrando que um café da manhã rico em proteína ajuda controlar a ingestão de alimentos do resto do dia, portanto vale a pena, manter um carboidrato, para que possamos fornecer energia ao acordar, porém com uma maior proporção de proteínas, enriquecendo esta refeição com queijo, oleaginosas e pouco carboidrato.
Nosso avós já diziam...café da manhã deve ser de rei!
Vamos dar mais valor a esta refeição!!!
Agora, lembre-se, que o ideal é que você conheça suas quantidades ideais, pois cada caso é um caso, e somente um profissional habilitado poderia te ajudar!!!
Grande abraço, e bom café da manhã!
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário