PRÊMIO TOP BLOG 2013

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ração Humana

Esta semana, a ANVISA colocou em questão a eficácia e as alegações sobre a ração humana. Quem me conhece, meus pacientes, sabem da minha opinião sobre os chamados substitutos de refeição.

Em primero lugar, acho complicado dizer que a ração humana pode substituir a refeição, sendo que existem várias combinações dependendo do fabricante, ou seja, não existe uma padronização.

Segundo, sem existir a padronização, quem garante o equilíbrio nutricional para substituir uma refeição?

Terceiro, se colocamos como refeição equilibrada aquela que apresenta todos os grupos de alimentos como: carboidratos, proteínas de origem animal e vegetal, além de alimentos fontes de vitaminas e minerais, muitas das formulações presentes na ração humana, fica a desejar!

Quarto ponto que coloco é: qual substância milagrosa em qualquer substituto de refeição, assim como na alegação para a ração humana, é milagrosa e faz emagrecer? Pois é, isso mesmo, nenhum! A verdade é que você substituindo a refeição, deixa de comer gorduras em excesso de outra refeição que talvez era hábito, como por exemplo, sanduíches, pizzas, ou até mesmo um prato de comida, mas com um bife frito, por exemplo?

O que quero dizer é que concordo com a ANVISA!!! É preciso regulamentar e fiscalizar!!! Não podemos ser "bombardeados" com produtos que trazem alegações falsas.
Não que comer fibras, não que não recomendamos uma alimentação ricas em cereais, enfim, o que não dá para falar que isso fará todo mundo emagrecer!
Lembrem-se, cada caso é um caso, e com ajuda de um profissional habilitado, você conseguirá, não apenas um peso "legal" para você, mas um peso saudável... ou até melhor, uma VIDA SAUDÁVEL!

Mais informações, pode procurar no site da ANVISA. A nota foi publicada nesta terça feira (07/06).

Grande abraço!
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário