PRÊMIO TOP BLOG 2013

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VICTOZA - Novo medicamento usado para redução de peso

A "moda" agora é o novo medicamento milagroso para reduzir peso. A verdade é que este medicamento chamado, aqui no Brasil, de VICTOZA (liraglutide) é indicado para Diabetes do tipo 2, por controlar a glicemia.

Agora, minha primeira pergunta: desde que quando emagrecer é moda???  Desde quando medicamentos que atuam a nível sistema nervoso central, ou qualquer medicamento, não tem efeito colateral???

Me chama atenção que toda matéria que diz existir um novo milagre para emagrecer ainda chama a atenção de muitas pessoas. Se realmente este milagre existisse, não existiria mais obesos. A coisa não é tão simples...é muito mais complexo do que se imagina...

Segundo nota oficial expedida pela Anvisa sobre o Victoza, não há estudos ou pesquisas que "comprovem qualquer grau de eficácia" para "redução de peso e tratamento de obesidade". Além disso, a própria bula do remédio informa que, sendo um medicamento recente no mercado, é possível que ocorra “eventos adversos e imprevisíveis” durante sua uilização. Algumas dessas reações adversas já foram apresentadas por muitos pacientes, e de acordo com a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), durante a fase de pesquisas do Victoza, pessoas obesas e não diabéticas tiveram perda de peso média de 7kg, mas pagaram um preço alto por isso. Os principais efeitos colaterais foram: cefaleia, náuseas, vômitos e diarreia, que se atenuaram com o uso contínuo. Os casos mais graves, os pacientes apresentaram sintomas de pancreatite (inflamação do pâncreas), desidratação, alteração da função renal e distúrbios da [glândula] tireoide, como nódulos e casos de urticária.

As pesquisas com indivíduos obeso não diabéticos, ainda não está finalizada, sendo assim, ainda não caso de indicação!

A endocrinologista Rosana Radominski, presidente da Abeso, lembra o que aconteceu com outro suposto "milagre": Rimonabanto (Acomplia) – a pílula da barriga”. Aí digo novamente, resolveu o problema da obesidade?

Quero deixar bem claro que não sou contra medicamento para emagrecer, mas é preciso bom senso para se avaliar cada caso.

Ainda o que funciona a longo prazo é reeducação alimentar, porém, este tratamento exige, determinação e paciência, não só paciente, mas também do profissional que conduz o tratamento! Esta união é infalível!!!

Grande abraço.
Viviane

10 comentários:

  1. Dra Viviane,
    Eu estou com 40 anos e 122 quilos HOJE.
    Fui magra durante 36 anos.
    Sempre tive problemas sérios nos 2 joelhos e há 3 anos quando fui fazer caminhada caí e lesionei ainda mais os joelhos e tive que parar TOTALMENTE TODOS os esportes que praticava.
    Em 1 ano engordei 70 quilos.
    Há 6 anos também lesionei os joelhos e também tive que parar com os esportes, também engordei e na época tomei sibutramina e rimonabanto e emagreci. Não afetou meu "psicológico", nem tive pensamentos suicidas...FIQUEI FELIZ, pois emagreci e NÃO TIVE NENHUM EFEITO COLATERAL.
    Infelizmente não existe mais o rimonabanto, infelizmente.

    Agora, desta vez me sugeriram a bariátrica, estou em processo pré operatório.

    Tenho que mencionar que a minha educação alimentar é ótima, pois como sempre fui atleta, sempre segui uma dieta correta para um ATLETA.
    Não preciso fazer reeducação alimentar, obvio. A dieta que as nutricionistas me passaram agora que engordei é A MESMA que eu faço há mais de 25 anos.
    Então não foi por "comer igual uma louca" que eu engordei, isso também é obvio no meu caso.
    Se eu puder utilizar o VICTOZA eu vou utilizar com certeza. Preciso emagrecer pois os joelhos que já eram ruins MESMO ESTANDO MAGRA ( 52 quilos para 1,71 cm) pioraram ainda mais com o peso, o que lesionou a lombo-sacra, a dorsal, os tornozelos, os 2 ombros e a cervical.
    Então a receita dieta e exercícios físicos para mim é absurdo, pois não posso fazer NENHUM tipo de esporte e a DIETA eu já faço há mais de 25 anos.
    O que a senhora sugere então?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Primeiro obrigada pelo seu depoimento. As experiências expostas são muito importantes!

    Quero deixar claro que não sou contra a utilização de medicação para emagrecer. Acredito que existe muita pesquissa, muito estudo para chegar a conclusões importantíssimas que beneficiarão muitas pessoas. O que sou contra é a utilização da medicação de maneira indiscriminada.
    Muitas pessoas colocam todas as expectativas e até mesmo o sucesso na medicação apenas, quando eu, no meu pensar, perder peso exige muito mais do que o medicamento. Eu, pelo menos, até agora desconheço que alguém tenha conseguido manter o peso saudável apenas fazendo uso de medicação. Conheço sim, pessoas que associaram a medicação com a incorporaçõa de hábitos alimentares saudáveis além de outras atitudes importantes, seja na prática de exercício físico, ou até mesmo na mudança de comportamento geral.

    O que quero dizer é que cada caso é individual, e nem sempre a prescrição da mesma alimentação para pessoas diferentes funcionará, assim como de repente a mesma alimentação que seguimos por anos, ainda funcionará. talvez seja necessários ajustes!

    Minha dica é, siga as orientações de profissionais sérios, profissionais de confiança. Acredite em você, e o sucesso é certo.

    Desejo a você muito sucesso, muita paciência, e que com certeza, consiga atingir seus objetivos, seja o caminho escolhido a percorrer, desde que com cautela e segurança.

    Grande abraço!
    Viviane

    ResponderExcluir
  3. Dra Viviane,
    Acredito que, normalmente, os profissionais de saúde pecam por excesso de cautela, pensando que todos os que buscam por formas alternativas de emagrecimento o fazem por preguiça e falta de disposição para seguir a velha cantilhena da dieta balanceada e atividade física regular...
    Esquecem-se de casos como o relatado acima. Meu caso, por exemplo é semelhante: Tenho 1,75m e, atualmente, peso 100Kg. Mas há cinco anos, pesava apenas 75Kg. Ganhei esses 25 Kg extras pois, sofri um acidente que restringiu bastante os meus movimentos desde então, mas sempre GOSTEI de frango grelhado com salada e de fazer caminhadas. Fiz uso de sibutramina durante cerca de um ano e meio (com acompanhamento de endocrinologista, que fique bem claro). Cheguei a perder 16 Kg nos primeiros oito meses, mas depois, apesar de manter a mesma dieta, voltei a engordar, embora não tenha ultrapassado o peso do início do tratamento. Agora, o mesmo endocrinologista sugeriu o Victoza na dose de 0,6mg/dia mesmo sabendo que não sou diabético. Pergunto: Em casos como o meu e o do post anterior, será que o Victoza é mesmo MODA???

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Trabalho com pacientes que querem ou precisam emagrecer desde 2000. Neste tempo todo, nunca pensei que alguém não seguisse uma alimentação saudável por preguiça, pois, caso eu pensasse assim, deveria trabalhar com outro perfil de paciente. Acredito que a relação profissional de saúde e paciente é importantíssima, sem o vínculo nada acontece, e para isso, o primeiro passo é acreditar no meu paciente.
    Penso que não existe uma fórmula milagrosa para todas as pessoas, seja qual for o objetivo. Por isso, cada caso deve ser analisado, discutido, para então ser determinado a conduta ideal. Como você mesmo diz “Fiz uso de sibutramina durante cerca de um ano e meio (com acompanhamento de endocrinologista, que fique bem claro)”, está correto. E é isso que quis transmitir quando postei esta matéria. Gostaria apenas de dizer o quão é perigoso a auto medicação, por isso a minha associação com ‘moda”.
    Sempre digo aos meus pacientes, que emagrecer é um processo muito complexo. Nem sempre funciona do jeito que esperamos. Às vezes, seguimos a mesma orientação passada em outra ocasião, e qual a surpresa? Não funcionou, mas por quê, se já funcionou uma vez? Pois é, é isso que quero dizer, não é nada simples.
    Todos sabem realmente que salada e grelhado (velho clichê) tem baixa caloria, e muitos seguem esta linha para emagrecer, para quê então procurar um nutricionista? Penso em ajudar meus pacientes mostrando que é possível ter prazer na alimentação, manter uma vida social ativa e saudável, sem ficar no velhos clichês!
    Bom, não quis levantar uma discussão negativa. Apenas coloquei minha opinião que o excesso de peso deve ser tratado como qualquer outra patologia, sempre com o acompanhamento de profissionais.
    Continuo a disposição… Comentários e experiências são de grande valor!
    Muito obrigada.
    Viviane

    ResponderExcluir
  5. Pois é doutora, como o meu caso (1º post) tem MUITOS. Eu como mulher não gosto de ficar gorda e nem "uso a minha gordura para me proteger" como os psicólogos ADORAM dizer, pura falta de argumento,roteirinho bobo de aulas de faculdade, pois na prática é BEM diferente.
    Que eu tenha tendência a engordar, fato.
    Mas nunca joguei a culpa nas outras coisas.
    Como correto porque gosto, e fui atleta e tinha que me alimentar corretamente.
    De repente acontece uma lesão, o medo de lesionar de novo e você começa a parar tudo que poderia causar uma nova lesão. Eu ando com o auxilio de bengala num passao mais lento que tertaruga, morro de medo de cair de novo, ando toda tensa e isso vai demorar para mudar. Sinto saudade do salto alto, de dançar, de poder dar uma corridinha para me proteger da chuva. Ando com sapato de solado grosso, dançar só em sonho e se chover eu vou ficar molhada, pois não vou poder dar a "corridinha" para me proteger.
    Eu fui Miss Piscina, a senhora acredita? Agora sou Miss quece....
    Nessas situações acho que toda tentativa é válida.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu sempre pensei no meu paciente como ser humano. Como profissional da saúde, tomo cuidado em olhar todas as possibilidades, até aquelas que talvez não seja da minha área, pois a obesidade é complexa, como sua própria definição: multifatorial, ou seja, nem sempre é só ingestão alimentar excessiva.
    O que realmentte me preocupa, é a busca enlouquecida que faz pessoas procurarem tratamentos que talvez coloque em risco sua vida. Concordo com você que toda tentativa é válida! Claro! Só quero transmitir para as pessoas a responsabilidade em procurar profissionais sérios, que possam ajudar na escolha do tratamento mais adequado.
    Coloco-me à disposição para o que precisar! Torço por você!
    Grande abraço!
    Viviane

    ResponderExcluir
  7. Dr.Viviane,me chamo Renata estou obesa,peso 98 kg e tenho 1,56 de alt.,faço dieta e não consigo emagrecer,tive hepatite A em 2003 eu posso usar medicamentos para emagrecer?

    ResponderExcluir
  8. Olá Renata, como vai? Eu aconselho que você procure um endocrinologista para te responder quanto a utilização da medicação. O nutricionista não pode decidir a utilização de medicação, ok? Agora, é preciso avaliar sua alimentação já que voc~e não está conseguindo emagrecer. Aí, acho interessante um acompanhamento nutricional personalizado, para fazer os ajustes necessários e começar a emagrecer! Feliz 2012!!! Obrigada por acompanhar o blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Dra. Viviane, estou tomando 1.8mg/dia do Victoza há 3 meses por conta própria (não fui ao médico). Não emagreci, mas parei de engordar, o que p mim já é muita coisa e faz com que eu não tenha vontade de parar de utiza-lo. Entretanto, concordo com o que vc postou, e acho que sou a prova real de que para emagrecer é necessário que haja uma combinação de reeducação alimentar + exercícios físicos.
    Um abço

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pelo comentário!
    Acho importante que você procure um profissional para te acompanhar.....
    Grande abraço
    Viviane

    ResponderExcluir