PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fim de semana....

"Hoje é sexta feira, dia de......" Já dizia uma música.....
Muitos esperam o fim de semana para compensar tudo o que foi restringido durante a semana...será que funciona???
Isso acontece com a grande maioria que está em "DIETA". Passa longe de qualquer guloseima durante a semana e se permite iniciar o consumo de delícias já na sexta feira a noite, e quando parar????Só na segunda de novo.... Isso acaba se tornando um ciclo vicioso, e a pessoa não consegue emagrecer.
Existe aí duas situações:
- paciente chega no consultório com as seguintes queixas: "não consigo emagrecer, meu metabolismo é lento". Muitas vezes o que observo é uma semana bem controlada, onde as vezes o paciente até emagrece, porém o abuso no final de semana faz com o peso perdido seja recuperado no sábado e domingo. neste caso não é o metabolismo lento, e sim a pessoa se encontra no "efeito iô iô" durante o tratamento para redução de peso!
- paciente não consegue emagrecer, diz que faz tudo certinho, mas só ganha peso. Neste caso pode acontecer da pessoa até controlar as guloseimas da semana, mas no final de semana o excesso é tanto que além de não conseguir emagrecer, ela ganho peso.
Como podemos contornar esta situação?
Algumas dicas:
a) Evite ao máximo iniciar qualquer evento/festa com fome. Tenha sempre realizado uma refeição rica em fibras e proteínas que são alimentos com absorção mais lenta, evitanto a rápida sensação de fome.


b) Tenha sempre em mãos castanhas e amêndoas que ajudam muito no tempo de saciedade.

c) Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar na refeição anterior ao evento, pois o açúcar tem rápida absorção, fazendo com que você tenha fome mais cedo.

d)Opções de petiscos: dê preferência aos salgadinhos assados como esfihas e enroladinhos, do que frituras e croissants, queijos, picles.

e) Prefira as bebidas que não contenha açúcar de adição.

f) Consumo de bebida alcoólica: dê goles pequenos e intercale o consumo com água, pois desta maneira você consegue participar do social, porém também conseguirá beber menos, além de ajudar no processo de hidratação, reduzindo os inconvenientes do consumo do álcool.

g) Mantenha-se sempre longe da mesa dos lanches, pois desta maneira evita que você pegue algo sem perceber, por estar conversando.

Precisamos curtir nosso fim de semana, mas lembre-se, manter uma alimentação equilibrada, inclui também o fim de semana, portanto...EQUILÍBRIO SEMPRE!!!

Grande abraço, bom fim de semana para todos!
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário