segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Alimentação Equilibrada




Os alimentos são divididos em grupos alimentares de acordo com a função que desempenham. São eles:

Alimentos Energéticos ou Carboidratos: responsáveis pelo fornecimento de energia
Fonte alimentar: pão, cereal, biscoito, arroz, macarrão, milho, batata, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, farinhas e outros.

Alimentos Reguladores ou Vitaminas, Minerais e Fibras: regulam o funcionamento do corpo (intestino, sistema imunológico)
Fonte alimentar: verduras, legumes e frutas

Alimentos construtores ou Proteínas: auxiliam no crescimento e desenvolvimento do corpo em geral (osso, tecido, célula...)
Fonte alimentar:
- Proteína animal: Carnes (boi, frango, porco, peixe, outros), leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, outros), ovos
- Proteína vegetal: grãos como feijão, ervilha, soja, lentilha
Uma alimentação equilibrada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia. Isso mostra a importância da variedade de alimentos na nossa alimentação.

Alimentos Extra energéticos: Estes alimentos são as gorduras e açúcares. Este grupo também é o que chamamos de “Caloria Vazia” pois fornecem apenas calorias e não nutrientes
São eles: óleos em geral, balas, chicletes, doces em geral, refrigerantes, etc

RECOMENDAÇÕES

- Faça as refeições em ambientes calmos, sem pressa.
- Coma devagar, sentado, mastigue bem os alimentos, descanse os talheres a cada garfada.
- Evite combinar alimentação com outras atividades como ler ou assistir televisão.
- Faça 4 ou 5 refeições por dia em pequenos volumes , de acordo com suas preferências e hábitos alimentares.
- Pular o café da manhã está associado ao maior consumo de alimentos no resto do dia.
- Evite omitir refeições.
- Coma aproximadamente 03 frutas por dia.
- Inicie as refeições com verduras cruas ou legumes.
- Tome de 6 a 8 copos de líquidos por dia, preferencialmente no período entre as refeições .
- Evite excesso de condimentos nas preparações.
- Utilize açúcar e sal com moderação.
- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Faça atividade física diariamente.
- Evite frituras, dê preferência para os assados, grelhados e cozidos.

Estas são dicas básicas, porém muito importantes!!! Aproveite!!!

Grande abraço

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