PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Rótulos de alimentos infantis

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) analisou 44 produtos quanto a qualidade nutricional dos alimentos e embalagem. Verificou-se a falta de clareza nos rótulos. Apesar de todos estarem corretos segundo as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Idec ressalta que os produtos, por serem destinados a crianças, deveriam conter as informações nutricionais para os pequenos e não para adultos, seguir porções equivalentes nas diversas marcas e informar que o consumo excessivo de gordura, sódio e açúcar pode causar danos à saúde.

Precisamos tomar cuidado ao avaliar um rótulo, não olhar somente calorias e alegações visíveis colocadas pelas empresas. É mais complexo do que ser parece. Precisamos avaliar cada rótulo e definir a porção adequada para cada pessoa.

A lei coloca a porção usual do alimento, que pode não ser a sua. A comparação com a refer~encia diária de consumo é com relação a 200 kcal diárias, considerada a média ideal. Isto não significa que é o seu ideal. Isto provoca confusão também quando o alimento não tem fim específico para o consumo da criança e as recomendações ficam para adultos, quando que vai consumir, é uma criança.

São necessárias algumas continhas com as informações do rótulo, portanto, pergunte ao seu nutricionista como realizar a leitura e compreensão dos rótulos!

Beijos,
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário