PRÊMIO TOP BLOG 2013

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lendo os rótulos....

Todos profissionais recomendam ler os rótulos dos alimentos. Propagandas enfatizam alguns benefícios de seus produtos. mas enfim... o que "absorver" destas informações? Como entender estas informações?
Foi pensando nas dificuldades que observo nos meus atendimentos que resolvi escrever sobre os rótulos, e ajudar na interpretação das informações.
É muito importante prestar atenção aos dados nutricionais expostos nos rótulos, pois eles nos informam o número de cada nutriente. Estes dados são importantes para que possamos conhecer o alimento que estamos consumindo, principalmente quando existe um controle alimentar devido a alguma patologia, como por exemplo:
- diabetes: controle de carboidrato;
- sobrepeso/obesidade: controle de calorias e gorduras;
- hipertensão arterial: controle de sódio (sal)

Dados obrigatórios do rótulo

PORÇÃO: é a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumidas por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido.

MEDIDA CASEIRA: indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir os alimentos, como por exemplo, faca, colher, xícara. Esta informação é importante para que o consumidor tenha idéia real de quantidade.

%VALOR DIÁRIO - %VD: indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias. Estes números supõem que se esteja ingerindo 2000 calorias diariamente. As verdadeiras porcentagens podem ser mais ou menos elevadas, dependendo das calorias da sua dieta. Se estiver consumindo menos de 2000 calorias, estará usando uma porcentagem maior que a ingestão diária recomendada. Se estiver comendo mais de 2000, estará usando uma menor. Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD.

EXEMPLO DE UM RÓTULO




Dependendo do tamanho da embalagem, o fabricante não é obrigado a colocar a informação nutricional, porém é obrigado sim a divulgar um contato, seja telefone, email ou caixa postal, onde o consumidor ao entrar em contato tenha todas as informações divulgadas.

Aguardem a próxima parte da matéria!
Beijos

Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário