PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rótulos...última parte

Esta última parte da matéria sobre rótulos, mostra algumas informações que são colocadas no rótulo dos produtos e que não são informações obrigatórias.

Nutrientes e benefícios à saúde
Os fabricantes só podem fazer afirmações quanto aos benefícios para a saúde nos rótulos de seus produtos se estas tiverem comprovação científica. Algumas dessas afirmações válidas que podem ser lidas nas embalagens incluem as relações entre:

* Cálcio e osteoporose;
* O conteúdo de fibras em cereais, frutas e vegetais e o câncer;
* Frutas e vegetais e o câncer;
* Frutas, cereais, vegetais que contêm fibra, especialmente fibra solúvel e riscos de doenças coronarianas;
* Gordura e câncer;
* Gordura saturada, colesterol e doença coronariana;
* Sódio e hipertensão;
* Folato e defeitos do tubo neural


Outras afirmações
Os fabricantes também fazem afirmações sobre o valor nutricional de seus produtos. Às vezes isso se torna um pouco confuso. Qual é a diferença entre baixa-caloria e light? O que é natural?
Veja o significado real de alguns desses conceitos


Light: Significa que o alimento tem um terço menos de calorias ou 50% menos de gordura do que o alimento com o qual esteja sendo comparado, geralmente a versão integral do mesmo produto.

SEM ACÚCAR – expressão utilizada quando o alimento possui no máximo 0,5g de açúcar/100g ou 100ml.

Menos ou reduzido (em gordura ou açúcar): Significa que o alimento tem, pelo menos, 25% de calorias ou outros ingredientes se comparado à versão tradicional. Ao serem usados nos rótulos, estas palavras precisam também incluir a porcentagem. Por exemplo, “50% a menos de sódio” ou “gordura reduzida em 25%”.

Sem colesterol: Significa que o alimento deve conter menos de 2 miligramas de colesterol e 2 gramas (ou menos) de gordura saturada por porção.

Baixo colesterol: o termo é usado para indicar que o alimento tem no máximo 20mg de colesterol/100g (sólidos) ou 10mg de colesterol/100ml (líquidos) e no máximo de 1,5g de gordura saturada/100g (sólidos) ou 0,75g de gordura saturada /100ml (líquidos).

Sem açúcar: Significa que o item tem menos de meio grama de açúcar por porção.

Dietético: É uma expressão sem significado padronizado. Indica apenas que algo foi modificado ou substituído. O produto poderia conter menos açúcar, sal, gordura ou colesterol do que a versão tradicional. Se você olhar para um pacote de biscoitos dietéticos, por exemplo, pode descobrir que possui baixo teor de sódio, mas não tem baixas calorias ou menos açúcar, como era de se imaginar.

Natural: Não possui nenhum significado específico, exceto no que se refere a carne e aves. Neste caso, o produto não contém profiláticos químicos, hormônios ou substâncias similares. No rótulo de outros alimentos a palavra natural não carrega qualquer significado específico, segundo os regulamentos governamentais.

Fresco: Pode se referir apenas aos alimentos crus que não passaram por congelamento, aquecimento ou processamento.

Bom, é isso!!!
Espero que colabore para a escolha de alimentos mais saudaveis!

Grande beijo
Viviane

Um comentário:

  1. Olá!
    tem um selo pra vc em meu blog: http://bonappetit-nutricao.blogspot.com/
    Até mais!!

    ResponderExcluir