PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rótulos...segunda parte

O objetivo desta segunda parte da matéria é ensinar o significado de cada nutriente que deve ser obrigatoriamente colocado no rótulo. E mais do que isso, conseguir identificar o que significa os valores, por exemplo, o que é um alimento com pouco sódio? Espero que ajude!!!


NUTRIENTES:

1) Valor Energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem o valor energético é expresso em quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
Seu valor diário de referência é 2000 kcal / 8400 kJ.

Não calóricos: Significa que o produto tem menos de cinco calorias por porção ou outra quantidade designada (observe a porção).

Baixa caloria: Significa que o alimento possui no máximo 40kcal/100g (sólidos) ou 20kcal/100ml (líquidos).

2) Carboidratos: são os componentes dos alimentos cuja função principal é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral.
Seu valor diário de referência é 300g.

Elevado teor de açúcar: significa que o alimento tem mais do que 15g de açúcar por 100g (sólidos) ou 7,5g por 100ml (líquidos) de produto na forma de como está exposto à venda.

3) Proteínas: são componentes dos alimentos necessários para a construção de nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e soja.
Seu valor diário de referência é 75g.

4) Gorduras Totais: as gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais se referem a soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento.
Seu valor diário de referência é 55g.

Baixo teor de gordura: Significa que o alimento deve ter no máximo 3 gramas, de gordura por 100g (sólidos) ou 1,5g de gorduras/100ml (líquidos). Embora os óleos vegetais, por exemplo, não contenham colesterol, são 100% gordura. Os óleos vegetais são preferíveis à manteiga ou à banha de porco porque têm menos gordura saturada. Mas uma colher de sopa de óleo vegetal ainda tem umas 14 gramas de gordura e as mesmas 126 calorias encontradas em uma colher de sopa de manteiga ou creme de leite.

Sem gordura: para usar esse termo, o alimento deve ter no máximo 0,5g de gorduras/100g ou 100ml.

5) Gorduras Saturadas: tipo de gorduras presente nos alimentos de origem animal, são exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte. O consumo deste tipo de gordura deve ser moderado, pois grandes quantidades podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Seu valor diário de referência é 22g.

Baixo teor de gordura saturada: expressão utilizada quando o alimento possui no máximo 1,5g de gordura saturada/100g (sólidos) ou 0,75g de gordura saturada /100ml (líquidos), e não mais de 15 por cento de suas calorias são provenientes de gordura saturada.

Elevado teor de gordura saturada: expressão utilizada quando o alimento possui mais do que 5g de gordura saturada/100g (sólidos) ou 2,5g de gordura saturada /100ml (líquidos), e não mais de 15 por cento de suas calorias são provenientes de gordura saturada.

6) Gorduras Trans (ou Ácidos Graxos Trans): tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, produtos de panificação, alimentos fritos e lanches que utilizam a gordura hidrogenada vegetal na sua preparação. Seu consumo deve ser controlado, pois este tipo de gordura está relacionado com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Apesar de não existir valor diário de referência para a gordura trans, orienta-se que o consumo não deve ultrapassar a 2g por dia.

Elevado teor de gordura trans: significa que o alimento tem mais do que 0,6g de gordura trans por 100g ou 100ml.

7) Fibra Alimentar: está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
Seu valor diário de referência é 25g.

8) Sódio: está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), devendo ser consumidos com moderação, uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
Seu valor diário de referência é 2400mg.

Elevado teor de sódio: significa que o alimento tem mais do que 400mg de sódio por 100g ou 100ml.

Baixo teor de sódio: Contém os alimentos com 140 miligramas, ou menos, por porção ou por 100 gramas. O sal de mesa comum (cloreto de sódio) não é a única fonte de sódio. Ele também se encontra no glutamato monossódico, no bicarbonato de sódio e no nitrato de sódio, além de ocorrer naturalmente em alguns alimentos. os alimentos que têm essa informação em suas embalagens possuem no máximo 120mg de sódio/100g ou 100ml.

Baixíssimo teor de sódio: Significa que o alimento contém no máximo 40mg de sódio/100g ou 100ml.

Sem sal: Significa que o alimento contém no máximo 5mg de sódio/100g ou 100ml.

Light em sal: Significa que o alimento contém menos de 50% de sódio do que a versão original.

Bom é isso. Espero que estas informações ajudem na escolha dos alimentos!!!
Aguardem a última parte sobre os rótulos.
beijos
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário