PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 25 de março de 2011

Salmão e Mal de Alzheimer

Uma pesquisa israelense confirmou que comer peixes como salmão, ricos em Ômega 3, reduz os efeitos negativos do Mal de Alzheimer. O vilão dessa moléstia é um gene denominado APOE4, que está presente em metade dos portadores de Alzheimer e em 15% da população em geral.

Experimentos realizados com camundongos pelo professor Daniel Machelson, da Universidade de Tel Aviv, mostraram que a ingestão de alimentos ricos em Ômega 3 e baixos teores de colesterol reduziram significamente os efeitos negativos do gene.

O APOE é encontrado em todos os seres humanos e se apresenta em duas formas: um gene APOE 'bom' e um gene APOE 'ruim', ou APOE4.

- Condições externas que são geralmente consideradas boas podem ser prejudiciais se o rato for um portador do gene APOE4. Extrapolando esta experiência para a população humana, podemos dizer que os indivíduos com o gene APOE4 'ruins' são mais susceptíveis ao estresse causado por um ambiente que estimule o seu cérebro - diz Michaelson.

Expandindo sua pesquisa, Michaelson verificou que uma dieta rica em óleos de peixes com Ômega 3 neutraliza os efeitos nocivos do APOE4.

Fonte: Jornal do Brasil

Meus comentários
Já sabemos que vale a pena o consumo de alimentos ricos em ômegas e cada vez mais pesquisas mostram benefícios a mais. Agora, lembre-se que não vale fritar o peixe!!!O ideal é que ele seja assado, cozido ou grelhado.
Existe diversas espécies de salmão, isso faz com exista uma variação calórica de acordo com a espécie. Geralmente apresenta de 120 a 180 kcal por 100g de salmão cru. Já a quantidade de ômega 3 está presente em todas as espécies.
Aproveitem esta maravilha saudável!

Grande abraço
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário