PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 4 de março de 2011

Marca-passo implantado no estômago controla fome

Marca-passo implantado no estômago controla fome

Aparelho é similar ao usado para o coração
DA ASSOCIATED PRESS

Há cinco meses, Patrick Hetzner implantou um marca-passo no estômago que pode controlar seu apetite. Desde que colocou o dispositivo, Hetzner, 20, um carteiro de Munique, perdeu mais de dez quilos. Ele faz parte de uma pesquisa clínica. Desde fevereiro, o dispositivo já é vendido em toda União Europeia.
O marca-passo é parecido com o usado para o coração. O aparelho transmite impulsos elétricos para "enganar" o estômago e o cérebro e dar a sensação de saciedade. Hetzner diz que sente os impulsos minutos após começar a comer. "Sinto uma pressão no estômago ou um beliscão, mas não é ruim." Ele fica satisfeito com metade da quantidade de comida. Até agora, 65 pacientes receberam o dispositivo. Metade está com ele há pelo menos um ano e a maioria perdeu 20% do peso.
Já existem outros marca-passos para estômago no mercado, mas muitos são usados para aliviar náuseas e vômitos, e não para combater a obesidade. O efeito colateral mais sério registrado foi uma infecção relacionada à cirurgia. Na Grã-Bretanha, a operação custa 15 mil euros (R$ 34 mil). Segundo a fabricante, a bateria dura cinco anos e cabe ao paciente decidir quanto tempo vai manter o aparelho. Hetzner quer ficar com o marca-passo por quatro anos. "Quero ter certeza de que meu corpo vai se adaptar a essa nova forma de comer."

Meus comentários
Esta matéria publicada na Folha de SP, mostra que o controle da saciedade é de extrema importância. Precisamos aprender a identificar nossas sensações, identificar quando já estamos satisfeitos. A grande maioria das pessoas só se sente satisfeito quando começa a passar até mal. Por isso sempre digo, primeiro identifique se está com fome ou vontade. Se for fome, repense na sua alimentação... será que você está muito tempo em jejum? Será que está comendo errado? Qual foi o horário da sua última refeição, será que tem mais de três horas? Se não tiver, provavelmente não é fome...
A identificação de sensações nos permite realizar melhores escolhas alimentares, além de impor limites! Aprenda a mastigar devagar, saborear o que está comendo...
Não faça da alimentação uma ação automática! Preste atenção, assim como você presta atenção enquanto dirige o carro... você pode fazer a mudança de marcha automaticamente, porém a ultrapassagem de outro carro é sempre bem pensado e calculado, certo? Com sua alimentação também... o ato de mastigar é instintivo, acontece naturalmente (observe o bebê, que o ensina?), porém o que e quanto comer não pode ser instintivo, deve ser pensando e calculado também!!!
Pensem bastante...

Beijos
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário