PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sem lactose

Intolerância à Lactose (IL) é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. É normal que nosso corpo reduza a quantidade de produção de enzima lactase com o passar dos anos. Outra situação muito comum é a intolerância à lactose em crianças. No entanto, ainda na fase infantil, este tipo de intolerância alimentar, assim como intolerância ou alergia a ovo, nozes e outros alimentos pode ser passageira.
A Lactose é o açúcar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, transforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carboidratos simples, depois de formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.
O limite de lactose suportado, sem que os sintomas apareçam, é muito individual, ou seja, deve ser conhecido com a própria experiência. Obserando a inclusão e exclusão dos alimentos. O iogurte pode ser consumido, dependendo da tolerância. Os mais aceitos são aqueles que contêm os lactobacilos, que têm capacidade de fermentar a lactase em quantidade suficiente para a digestão da lactose.
Lembre-se que os alimentos que têm o leite como ingrediente pode não ser tolerado também!
Abaixo uma lista com os alimentos que contém lactose. Lembre-se de que alguns destes produtos possuem variação na sua composição, de acordo com cada fabricante. Os produtos que estão marcados com asterisco podem conter variações. Por exemplo: margarina está na lista de produtos sem lactose, mas algumas marcas utilizam leite em pó em sua fabricação. Por tanto, em caso de dúvida, verifique os ingredientes no rótulo.
Contém Lactose
Leite Condensado integral / desnatado
Creme de leite integral / desnatado
Leite integral /semi-desnatado / desnatado
Iogurte comum
Requeijão
Queijos frescos
Barras de cereais com cobertura de chocolate
Maionese industrializada
Achocolatados*
Pães para cachorro quente / cheeseburguer
Sopa creme instantânea*
Temperos em pó / tabletes*
Biscoitos recheados
Risoles
Panquecas
Molhos para saladas*
Salsichas*
Misturas para bolos
Purê de batatas

Além dos leites de soja, algumas empresas estão produzindo leites com baixo teor de lactose. Enquanto 1 litro de leite comum possui em média 4,9g de lactose, os leites com baixo teor de lactose possuem apenas 1g, quantidade digerível por muitas pessoas que possuem IL. Para as pessoas que não gostam do sabor da soja, os leites com baixo teor de lactose possuem grande vantagem, pois além de você ingerir os mesmos nutrientes do leite comum, o sabor fica inalterado. Além disso, ainda é possível utilizá-lo em diversas receitas que levam leite: doces, salgados, batidas, sorvetes, entre outras.

Mas lembre-se que a intolerância Pa lactose é confirmada com exame de sangue. As vezes as pessoas podem sentir um desconforto com o consumo de leite, porém não é diagnosticado intolerante. Por isso, não vá tirando este grupo alimentar de sua alimentação sem orientação adequada! Pode trazer prejuízos nutricionais.
Beijos
Até a próxima.
Viviane

3 comentários:

  1. Vi muito bom este post. Minha prima descobriu recentemente que é intolerante a lactose. Já pasei o link pra ela. Bjs, pri.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri! A alimentação para intolerância a lactose é complexa! Espero que ajude mesmo!
    Beijos
    Viviane

    ResponderExcluir
  3. dr.gostaria muito que voce me ajudasse emum trabalho pois preciso escrever sobre qual orgão acontence a digestão dos lacteos meu email para resposta é robertoabencoado@hotmail.com.br

    ResponderExcluir