PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ENERGÉTICOS

Notícia publicada no site da UOL

Uma ampla análise dos efeitos de bebidas energéticas com alto teor de cafeína sobre crianças e adultos jovens descobriu que elas estão vinculadas a uma série de ocorrências graves - incluindo taquicardia, pressão alta, e até mesmo paradas cardíacas fatais, e podem representar riscos especiais a jovens que tomam medicamentos ou sofrem de doenças crônicas.

O artigo, publicado na revista "Pediatrics", baseia-se em relatos de casos e estudos científicos da literatura médica, além de artigos de jornais, e descreve ações normativas conduzidas em outros países (Dinamarca, Turquia e Uruguai baniram as bebidas; a Noruega proíbe sua venda a crianças menores de 15 anos).

O estudo estimula os pediatras a discutir os riscos dos energéticos com os pacientes, especialmente aqueles com problemas cardíacos e distúrbios de comportamento ou humor - como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. A grande quantidade de açúcar pode trazer riscos a diabéticos.

Uma bebida energética comum contém entre 70 e 80 miligramas de cafeína para cada porção de 225 mililitros, cerca de três vezes a concentração em refrigerantes de cola - mas pode trazer cafeína extra de outros ingredientes, como cacau, noz-de-cola e guaraná, segundo o artigo.

Funcionários da Associação Americana de Bebidas, um grupo comercial, dizem que o estudo perpetua a desinformação sobre as bebidas energéticas, e que o energético comum contém apenas a metade da cafeína de uma xícara de café


Meus comentários

Pois é, parece uma bebida tão tranquila, mas sempre disse que não era!
Muitos jovens, e adultos também, fazem uso dos energéticos pois estão cansados, precisam de mais energia para aguentar ritmo de estudos, trabalhos, enfim... Tem aqueles que usam estas bebidas pois acham qua ajudam a emagrecer, então bebem junto ou próximo do treino, e aí mora um grande perigo.
Além de todos os efeitos descritos no artigo, pessoas que usam os energétios junto com o exercício aumentam as chances de complicações. Lembre-se que o exercício físico pode desidratar uma pessoa se esta não de hidrata adequadamente. A caféina presente nestas bebidas também podem desidratar. Imaginem então o tamanho do perigo!!! A desidratação pode aumentar a frequência cardíaco e o prejuízo pode ser grande!
Peço ue consultem os profissionais especializados antes de utilizarem qualquer produto pela propaganda!!! Pode não valer a pena!
Beijos, se cuidem!
Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário