PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Síndrome dos Ovários Policísticos

     A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio endócrino complexo e heterogêneo. É caracterizada por disfunção ovariana, manifestada clinicamente por anovulação crônica, oligoamnorréia (ciclo menstrual irregular) , hiperandrogenismo, infertilidade e presença de ovários morfologicamente policísticos.
     A SOP tem sido frequentemente associada a desordens metabólicas, como síndrome metabólica e resistência à insulina, aumentando as chances de desenvolver diabetes, dislipidemias (alteração de colesterol e triglicérides) e com tudo isso, um risco aumentado para doenças cardiovasculares.
     O tratamento é multifatorial, individualizado para cada caso. Por exemplo, se a mulher é diagnosticada com SOP e além disso está acima do peso, o tratamento deve englobar não apenas os eventos ligados a síndrome, como também visar a redução do peso corporal.
     A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS - elevação da pressão arterial) é uma condição clínica multifatorial e constitui um dos principais fatores de risco cardiovascular. Sua relação com a SOP ainda não está bem esclarecida, mas um recente estudo pulicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, concluiu que a frequência de mulheres com valores de pressão arterial  acima do limite da normalidade foi significativamente superior em mulheres com a SOP em relação ao grupo controle (mulheres saudáveis).
     Além disso, os valores elevados de pressão arterial se correlacionaram com outros fatores de risco cardiovascular. Isso é um grande alerta para a relevância de estratégias preventivas em mulheres com  a síndrome do ovário policístico, no sentido de evitar eventos mórbidos relacionados ao sistema cardiovascular.
       Portanto mulheres, vamos cuidar da nossa saúde, do nosso peso, do consumo de sal, sempre pensando em uma alimentação saudável, com prazer!!! Merecemos!
           
         Grande abraço
                   Viviane
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário