PRÊMIO TOP BLOG 2013

sexta-feira, 27 de março de 2009

Chocolates...huuuuummmmm


Quem não gosta de chocolate??? Mas será que é ruim??? Pesquisas mostram vários benefícios, porém a grande dúvida é saber quanto e qual tipo de chocolate? Então para aproveitar a páscoa sem culpa, aí vão algumas dicas sobre esta preciosidade!
É na massa de cacau que se concentra os antioxidantes, portanto quanto mais massa de cacau, maior o benefício.
É por isso que os benefícios dependem do tipo de chocolate.
- O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite.
- O chocolate ao leite leva na sua produção leite em pó no lugar da massa de cacau.
- O chocolate branco é feito com manteiga de cacau no lugar da massa de cacau, leite e açúcar.

A diferença na produção faz com que o ao leite e o branco apresentem mais quantidade de gordura saturada do que o amargo. Daí a recomendação de dar preferência ao chocolate amargo que apresenta benefícios como proteção cardiovascular.

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas: E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de catequinas e flavonóides cardioprotetora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. Alguns estudos mostram que é necessário mais ou menos 50mg de antioxidantes para se ter efeito positivo, o que corresponde a 100g de chocolate. Porem, para você que está controlando o peso, esta quantidade ficará pesado...Então basta colocar de 30 a 40g por dia, ou seja, um quadradinho. Isso porque podemos aumentar o consumo de antioxidantes em outras fontes menos calóricas!

É importante prestar atenção nas embalagens dos chocolates, pois os chocolates na versão "diet" podem aumentar mais gordura do que os chocolates convencionais tornando-se assim mais calóricos.

Em 100g de:
Chocolate ao leite tem 540 kcal
Chocolate amargo tem 537 kcal
Chocolate meio amargo tem 550 kcal
Chocolate branco tem 550 kcal

Até mais
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário