segunda-feira, 16 de março de 2009

Hidratação

Matéria publicada no blog do STUDIO VaM - http://studiovam.zip.net/





Dicas da Nutricionista!!!
Aqui uma dica Dra Viviane Lago de o que beber e comer antes,durante e depois dos shows!!! E de quebra ouça SG7 http://www.myspace.com/431023741 ,tudo a ver com a matéria.
Músico também é atleta!

Pois é, músico gasta muita energia durante um show, portanto deve ser tratado como atleta também. Se não tiver uma boa alimentação, boa hidratação pode ter o desempenho reduzido! Então aí vão algumas dicas importantes para o músico atleta!
Primeiro vamos pensar na alimentação.
- Conhece o ditado “saco vazio não pára em pé?”, pois é precisamos de energia! O ideal é se alimentar três horas antes do show com alimentos ricos em carboidratos como pão, massa, arroz, batata para que você tenha energia suficiente durante o evento.
- Os alimentos também devem ser de fácil absorção e digestão, para que não fique “pesado”! Então, cuidado com muita gordura, como por exemplo, molho branco, frituras.
- A refeição deve ser completa. Além dos carboidratos, consuma também proteínas (carne, frango ou peixe) e vitaminas e minerais (verduras e legumes).
Agora além da alimentação é importante pensar também na hidratação, principalmente agora, no verão!
Sede, cansaço e dor de cabeça leve são alguns sinais de desidratação. Uma desidratação forte pode até provocar náusea, calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar, e testa avermelhada.
A reposição de líquidos pode ser da seguinte forma: - 2 h antes do show: ingestão de 500 ml de líquidos - A partir de 1h: 600 - 1200 ml de líquidos por hora de show - Hidratar a cada 15 - 20 minutos durante o show

Então o que beber?

Água: é muito importante, porém se você é daquele que transpiram demais pode além da água utilizar as bebidas esportivas como gatorade, marathon, ou até aqueles em forma de sachê (Carb up). Estas bebidas contêm sódio e carboidratos e por isso são mais prontamente absorvidas pelo corpo ajudando assim na boa hidratação, repondo os minerais perdidos no suor.

Bebidas como suco de laranja são pobres em sódio e de absorção lenta e por isso você pode se sentir pesado após a ingestão.

A bebida alcoólica é diurética e não é fonte adequada de energia. Então ao invés de hidratar está desidratando, tornando necessário o consumo de água maior ainda, por isso, caso você tome bebida alcoólica, sempre intercale seu consumo com água.

Você deve evitar as bebidas com cafeína, como café, chás e refrigerantes tipo cola, porque a cafeína também é um diurético e o deixa mais desidratado do que antes. Aqui vale a mesma dica do álcool, intercale o consumo com água! Além disso, o gás carbônico do refrigerante pode produzir distensão nas paredes do estômago e causar mal estar.

Agora, bom show para todos!!!

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